Publicidade
Terça-feira, 25 de Junho de 2019 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 08/04/2019 às 19h40
Cartórios estudam levar biometria para bairros mais distantes do Centro
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação/CMJ
Divulgação/CMJ
O chefe do cartório da 62ª Zona Eleitoral, Rodrigo Grilo (à esquerda) fala durante reunião com vereadores na Câmara

A Câmara Municipal de Jacareí anunciou nesta segunda-feira (8) que a Justiça Eleitoral poderá descentralizar o atendimento para bairros para o cadastramento biométrico obrigatório para as eleições municipais de 2020. Pela manhã, vereadores se reuniram com Rodrigo Esteves Grilo, chefe do cartório da 62ª Zona Eleitoral para discutir o planejamento de ações locais para realização do serviço. 

O cadastramento está sendo realizado em 478 municípios paulistas desde fevereiro deste ano. A Revisão do Eleitorado, como está sendo chamada pela Justiça Eleitoral, termina em 19 de dezembro de 2019, e o comparecimento do eleitor é obrigatório. 

No encontro, o chefe do Cartório da 62ª Zona Eleitoral acolheu as sugestões apresentadas pelos vereadores para facilitar o processo de agendamento e cadastramento. De acordo com os parlamentares a intenção da Câmara é propor a descentralização do serviço com pontos de atendimento nos bairros mais afastados, cujos eleitores possuem dificuldade de locomoção até o centro da cidade.

“Vamos iniciar um projeto-piloto itinerante no distrito de São Silvestre (região oeste), mas somente em maio. Dependendo de como for o resultado desta ação podemos estender a proposta para outros bairros mais afastados”, disse o chefe do Cartório em entrevista ao Diário de Jacareí.

Na opinião dos vereadores a medida visa auxiliar os moradores em condição de vulnerabilidade social que não possuem condições econômicas para o deslocamento até o Cartório.

“Se os eleitores não têm condições de ir até o Cartório, então que a Justiça Eleitoral vá até eles”, disse o vereador Valmir do Meia Lua (DC), autor de requerimento – protocolado e aprovado em sessão ordinária de 4 de abril – que solicitou a presença do chefe do Cartório para reunião na Câmara.

Além de Valmir a reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Abner de Madureira (PR), dos vereadores Juarez Araújo e Paulinho do Esporte (ambos do PSD) e Sônia Patas da Amizade (PSB), além de assessores de gabinete dos vereadores Arildo Batista e Luís Flávio (ambos do PT), Márcia Santos (PV) e Fernando da Ótica Original (PSC).

SÃO JOSÉ
São José dos Campos descentralizou o atendimento para a Revisão do Eleitorado, mas, por enquanto, o movimento ainda está abaixo do esperado. Em parceria com a Prefeitura Municipal, foram instalados postos de atendimento em todos os cartórios eleitorais da cidade e Centrais de Biometria que funcionam no CEFE (Centro de Formação do Educador), ao lado do Parque da Cidade, em Santana (zona norte).

O Vale Sul Shopping também presta o serviço, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Os locais atendem apenas eleitores residentes em São José dos Campos e no município de Monteiro Lobato.

Segundo Muriel Bueno, Técnico Judiciário e responsável pela área de comunicação social da Justiça Eleitoral em São José, a meta é cadastrar mais de mil eleitores por dia até o encerramento prazo. 

SERVIÇO
SAIBA COMO PROCEDER
Para saber se a biometria foi feita, basta o eleitor verificar seu título. Se nele constar a frase ‘IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA’ no alto, no canto direito do documento, o eleitor já fez a biometria.

O atendimento está sendo realizado nos dois Cartórios Eleitorais de Jacareí, mas será necessário o agendamento no site do TRE/SP (www.tre-sp.jus.br) para a realização da biometria.

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

SERVIÇO ELEITORAL EM JACAREÍ
Cartório da 396ª Zona Eleitoral

Rua Olímpio Catão, 499 (12) 3951-7115
Aberto das 12h às 18h.

Cartório da 62ª Zona Eleitoral
Rua Dr. Waldemar Berardinelli, 86 (12) 3951-9915
Aberto das 12h às 18h.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: