Sábado, 17 de Novembro de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 07/11/2018 às 16h11
Câmara proíbe canudo plástico descartável no comércio de Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Cidades como Rio de Janeiro, Santos, Ubatuba, Ilhabela e Sorocaba baniram o canudo

A Câmara Municipal de Jacareí aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (7), projeto de lei que proíbe a utilização de canudos plásticos, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares ou quaisquer estabelecimentos do gênero alimentício e que utilizam canudos no município. A autoria da proposta é da vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB). 

O vereador Juarez Araújo (PSD) apresentou duas emendas que foram aprovadas ao texto original da lei. Pelas alterações, os estabelecimentos que descumprirem as regras estarão sujeitos a sanções que variam desde advertência até multas no valor de R$ 648,00.

Cidades como Rio de Janeiro, Santos, Ubatuba, Ilhabela e Sorocaba baniram o canudo plástico descartável. No exterior, países como Índia, Bélgica, Costa Rica, França, Grenada, Indonésia, Noruega, Panamá, Santa Lúcia, Serra Leoa e Uruguai também já excluíram de vez o uso do canudo.

MEIO AMBIENTE
Na natureza, o canudo plástico demora cerca de 400 anos para se decompor quando jogado na orla das praias ou nos mares, rios ou outros lugares inadequados. Estudos apontam que até 2050, haverá mais plástico no oceano do que peixes.

“Assim como as sacolas plásticas que são nocivas ao meio ambiente, os canudos plásticos também causam malefícios à natureza, contaminam o meio ambiente e prejudicam a vida marinha. Agora é a nossa vez! Vamos mostrar que Jacareí é uma cidade que zela pelo meio ambiente e protege os animais”, justificou a vereadora durante defesa da proposta.

A matéria será encaminhada ao prefeito Izaias Santana (PSDB) e, caso seja sancionada, entrará em vigor em 360 dias.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (2)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Adriano Noronha   1 semana atrás
fiscalizar os estabelecimentos e ver a higienização esta correta pelo AMOR de Deus preocupação com nos seres humanos nada, faça mil favores né eita eleições que escolheram só lambança para nossa cidade, acorda população acorda Jacareí, ou mudamos tudo agora na proxima eleição ou iremos esta ferrado
Adriano Noronha   1 semana atrás
Vão correr atrás de empresas pra nossa cidade, Canudo representa Higiene Saúde, ai votam uma lei dessa mas e ai como fica garantido nossa saúde e as doenças que são transmitidas por salivas e contado como vc vai ter certeza que o estabelecimento vez a assepsia correta nos copos, antes de votar tem
17 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: