Sábado, 07 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 22/11/2019 às 16h13
Brado de alerta das crianças
A Redação / Diário de Jacareí

A maioria de nós vive uma espécie de apropriação indevida. Talvez por inexperiência ou por impossibilidade de mudar o presente, mas sem descartar muitos por malandragem. De que nos apropriamos?! Do futuro de nossas crianças.

Em Jacareí, a menina Marina Júlio Gonçalves, de 8 anos, escreve que o bonito do planeta em que vive ‘está nas cores, nas árvores, nos sons dos animais e na beleza das pessoas’. O garoto Kaike Nunes Moreira, de 9 anos, toca na ferida: “o mundo deveria ser como a lua, sem mendigos na rua”, e lamenta que muitos passam fome “enquanto a gente come”.

Esses dois trechos foram tirados ao acaso de uma coletânea impressa de mais de cem trabalhos de alunos do Ensino Fundamental de 2005 até agora. Queremos mostrar que as esperanças infantis modificam-se do sonho para a realidade no passar do tempo e pouco fazemos para atendê-las.

Lendo esses trabalhos, concluímos que além da ‘fofura’ que achamos ao apreciar essas manifestações infantis poderíamos – com uma atitude mais conveniente – ver embutido em suas poucas linhas um brado de alerta.

No mundo adulto, nada mais parece indignar o cidadão que assiste o desenrolar de atitudes agressivas à natureza, às instituições e às pessoas. Grupos que pregam radicalização contra o poder constituído e, de quebra, a criação de um partido que apregoa valer-se ‘da bala e da Bíblia’ para pôr a casa em ordem.

Voltemos às crianças. Nesta edição publicamos alguns escritos infantis nas páginas centrais, no suplemento ‘Pequenos Grandes’. A cada mês vamos publicar o pensamento de meninas e meninos que esperam tudo de nós adultos para que possam assumir um mundo mais habitável. Elas estão mais ‘ligadas’ do que imaginamos no tal futuro sob nossa responsabilidade. Única forma que justificaria, aos olhos delas, termos nos apropriado desse futuro sem qualquer projeto eficiente.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

07 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: