Publicidade
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 22/07/2016 às 14h39
A Chama Olímpica
A redação / Diário de Jacareí

A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo, que ardia enquanto durassem as competições. Essa tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, pela primeira vez, ocorreu a formação de um grupo de atletas para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera, em Olímpia, até ao Estádio Olímpico de Berlim. A cerimônia, então, passaria a fazer parte dos Jogos.

Uns meses antes da realização dos Jogos, a chama é ateada em Olímpia, frente às ruínas do templo de Hera, numa cerimônia que pretende recriar o método usado na antiguidade e que se destinava a garantir a pureza da chama: atrizes representando sacerdotisas de Héstia colocam uma tocha na concavidade de um espelho que concentra os raios da luz do Sol que, agora como na antiguidade, acende a chama que marcará o início de mais uma realização dos Jogos.

Em seguida, a chama é transferida para uma urna que é levada até ao local do antigo estádio. Aí é usada para acender a tocha olímpica, transportada pelo atleta que fará o primeiro percurso do grupo, que conduzirá a chama ao longo do percurso até ao estádio onde se realizam os Jogos. Ao longo do tempo manteve-se a tradição de transportar a chama com um revezamento por terra até a cidade-sede, mas em várias edições a tradição teve que ser adaptada por fatores geográficos ou por motivos de espetáculo.

Este resumo, extraído da enciclopédia livre Wikipedia, atesta o quanto é significativa a passagem da Chama Olímpica por Jacareí, na terça-feira (26). O que para muitos pode parecer só um evento político, deve, sobretudo, ser encarado como uma honrosa exceção para nossa cidade. Não são todos os municípios brasileiros que receberão esta honraria que nos coloca na história do mais importante evento esportivo do planeta. Neste caso, o que vale, é o exemplo que ficará para as futuras gerações.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: