Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 14/11/2014 às 11h04
Reportagem do Diário sobre presidência da Câmara agita ambiente no PT


ANGELO DE PAULA ANANIAS

MINISTÉRIO
O ex-prefeito de Guararema e deputado federal eleito com 179 mil votos, Márcio Alvino (PR), está cotado para assumir o cargo de Ministro de Transportes no segundo mandado da presidente Dilma Rousseff (PT). A informação foi divulgada pelo jornalista Leandro Mazzini em seu blog na UOL (Coluna Esplanada), na última quarta-feira (12). Mazzini escreveu: "...mal saiu da penitenciária e o apenado Valdemar da Costa Neto, o chefão do Partido da República, já articula um nome para o Ministério dos Transportes - reduto do seu PR - numa negociação que começou na cadeia". Alvino é considerado herdeiro político de Costa Neto, um dos condenados no processo do mensalão.

CIUMINHO
Uma reportagem publicada pelo Diário de Jacareí, em sua edição dos dias 06 e 07 de novembro, gerou certo desconforto entre vereadores do PT de Jacareí. A matéria apresentou informações exclusivas sobre a possível eleição de Arildo Batista (PT) para a presidência da Casa no dia 16 de dezembro. O parlamentar que, atualmente, ocupa a vice-presidência da Câmara, seria o favorito à sucessão de Edinho Guedes (PMDB), que deixa o cargo a partir de 1º de janeiro de 2015. A informação foi obtida pelo jornal com fontes ligadas à atual administração, que garantem que a iniciativa conta, inclusive, com o aval do prefeito Hamilton Mota, do qual Arildo é líder no legislativo.

ÀS CLARAS
Em entrevista ao jornalista João Júlio da Silva, Arildo Batista informou que a bancada aliada do governo ainda vai se reunir para discutir a sucessão na presidência da Câmara, mas que o nome será definido antes do dia da votação (16 de dezembro), quando apenas será oficializada a escolha. "Será tudo às claras, sem nenhum dilema a definição terá toda credibilidade", garantiu. O vereador afirmou que tem bom relacionamento com todos os colegas, inclusive os da oposição, que também ameaça lançar um nome apenas para 'cumprimento de tabela'. Arildo foi o vereador mais votado do PT e o segundo da cidade, com 2.408 votos, nas eleições de 2012.

GENTE EM DESTAQUE
O programa Gente em Destaque da TV Câmara desta semana traz a entrevista com o ativista social Marco Antônio Lopes, também conhecido na cidade como Marquinhos da Cepac. Marquinhos, que é presidente da entidade e portador de deficiência cerebral, contou como fez para superar as dificuldades que enfrentou. Ele, por exemplo, já cursou faculdades e pós-graduações, e, também, foi candidato a vereador na eleição de 2012, aqui em Jacareí.
A TV Câmara transmitirá o programa neste domingo (16), às 10h, nos canais 12 (digital) e 17 (analógico) da NET e 61.4 UHF, sinal aberto digital. O programa, apresentado pelo jornalista Rodrigo Romero, será reprisado ao longo da semana.

CLONE
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou, na última quarta-feira (12), a decisão de primeiro grau que cassou o diploma do prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior (PMDB), por fraude à eleição municipal de 2012. A corte paulista entendeu, por 4 votos a 2, que a substituição do então candidato Edson Moura por seu filho, Edson Moura Júnior, às vésperas das eleições municipais, teve o intuito de ludibriar o eleitor.

MANOBRA
Para a relatora do processo, desembargadora. Diva Malerbi, "embora a substituição até o último momento fosse possível à época, Edson Moura sabia que não preenchia os requisitos para se candidatar, uma vez que se enquadrava na Lei da Ficha Limpa". Ainda assim, segundo a magistrada, ele "explorou seu prestígio político até o fim, quando fez a substituição pelo filho, pessoa desconhecida da população". A relatora citou dos autos, ainda, o momento em que o pai, ao lado do filho, disse aos eleitores que "ambos seriam prefeitos" dali para frente. Edson Moura Junior foi eleito com 41,01% de votos em Paulínia. Cabe recurso ao TSE.

VIOLÊNCIA NA USP
O deputado estadual Marco Aurélio (PT) protocolou requerimento de informação ao governo estadual sobre as medidas que serão tomadas em relação às denúncias de violação dos direitos humanos na Faculdade de Medicina da USP, no evento Show de Medicina. As denúncias foram feitas à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a qual o deputado estadual Marco Aurélio faz parte, durante audiência realizada na última terça-feira (11), que contou com a presença de alunos e professores da instituição.

PROVIDÊNCIAS
No requerimento, Marco Aurélio quer saber sobre as providências que serão tomadas pela diretoria da Universidade de São Paulo em relação ao caso. O deputado enfatiza a gravidade das denúncias que inclui o uso de drogas lícitas, ilícitas e prescritas que são consumidas no Show de Medicina, além das denúncias de estupros ocorridos durante o evento.O documento traz ainda questionamentos sobre as medidas que já foram tomadas para inibir os crimes, assim como as ações punitivas e educativas que serão aplicadas para que os casos não ocorram novamente.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: