PRESIDENCIÁVEIS
Com fim do prazo definição dos que pretendem concorrer às eleições de outubro, 13 candidatos e seus vices confirmaram que vão disputar a Presidência. Agora, as legendas poderão registrar seus candidatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo termina na quarta-feira (15), às 19h. Em seguida, caberá ao Ministério Público Eleitoral, qualquer candidato, partido político ou coligação impugnar o registro.
PROPAGANDA
A propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet está liberada a partir do próximo dia 16 (quinta-feira). O primeiro turno do pleito será realizado dia 7 de outubro, e o segundo, nos municípios com mais de 200 mil eleitores (que não é o caso de Jacareí), em 28 de outubro.
VISITA
O ex-prefeito da capital, João Dória (PSDB), visitou Jacareí na tarde desta sexta-feira (10). Candidato ao governo de São Paulo, Dória participou de um ato na sede do diretório tucano, na região central, e depois seguiu em visita a outros municípios. Ele foi recebido pelo prefeito Izaias Santana, vereadores, secretários municipais, entre outros. Em discurso de mais de meia hora, o candidato comentou números da Segurança Pública que colocam a região entre as mais violentas do Estado.
VOTAÇÃO
O plenário do TSE decidiu manter os horários de votação inalterados para a eleição deste ano, obedecendo aos fusos horários locais, sempre das 8h às 17h em todas as unidades da Federação. Uma sugestão de alteração havia sido apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que propôs o término da votação unificado pelo horário de Brasília, de modo a uniformizar a apuração.
INVIÁVEL
Para que os resultados fossem apurados no mesmo momento, porém, seria necessária uma antecipação do início da votação em estados como o Acre, cujo fuso horário é ao menos duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília. O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse ter recebido diversas reivindicações de tribunais regionais para que fossem mantidos os horários. Ele lembrou haver "estados bem carentes que teriam que começar a distribuir o material às 3 horas da manhã".
REELEIÇÃO
Levantamento preliminar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta que um número recorde de deputados federais pretende concorrer à reeleição neste ano. Dos 513 deputados, mais de 90% tentarão a recondução ao cargo. A expectativa é que o número de candidatos à reeleição seja de 410, no mínimo, e de 480, no máximo.