FILIAÇÃO
O apresentador Vinícius Valverde anunciou a sua filiação ao PSB (Partido Socialista Brasileiro). A filiação ocorreu após convite do vice-governador de São Paulo, Márcio França (do mesmo partido), que na sexta-feira (6) assumiu o Palácio dos Bandeirantes no lugar de Geraldo Alckmin (PSDB), que deixou o cargo para disputar as eleições presidenciais. Após sua filiação, na noite de quinta-feira (5), em São José dos Campos, Valverde se comprometeu a dar apoio à candidatura de França ao Governo do Estado e ser um ponto de apoio da campanha em toda região do Vale do Paraíba.
DEPUTADO FEDERAL
O filho de Márcio França, o deputado estadual Caio França (PSB) disse ontem, em entrevista à Rádio Piratininga, que Valverde deverá concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Valverde concederá sua primeira entrevista ao rádio da região sobre o fato nesta segunda-feira (9). A partir das 9h, ele participará do jornal da Rádio Piratininga (AM 750), apresentado por este jornalista.
JANELA PARTIDÁRIA
Os deputados federais, estaduais e distritais que quiseram mudar de partido para se candidatar nas eleições deste ano, sem o risco de perder o mandato, tiveram prazo até sexta-feira (6). O período que permite a troca, denominado 'janela partidária', começou no dia 8 de março. Ele não beneficiou vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal. Com janela partidária, deputados puderam trocar de legenda sem sofrer punição.
REGULAÇÃO
O deputado federal Eduardo Cury (PSDB) foi eleito presidente da Comissão Especial que vai analisar o projeto de lei que unifica as regras sobre gestão, poder e controle social das agências reguladoras, como Anatel e Aneel. O projeto prevê uma divisão de competências entre os ministérios e as agências reguladoras, que terão autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira. As decisões serão colegiadas, e os dirigentes terão mandato não coincidente de cinco anos, vedada à recondução. Haverá ainda um ouvidor, com mandato de três anos, sem recondução. "Vou defender o barateamento das tarifas para o consumidor", disse Cury.
DE VOLTA AO NINHO
O jornalista Paulo José Rafael prepara sua volta a Jacareí ainda no segundo semestre deste ano. Radialista e professor universitário, Rafael Júnior como é conhecido no eixo Brasília-Norte de Goiás, onde atua hoje, deverá se lançar candidato nas eleições municipais de 2020. Atualmente, Rafael é entusiasta da pré-candidatura de Zizinho Papa (deputado federal), pelo DC (antigo PSDC). Zizinho é irmão do empresário Márcio Papa, já falecido, que foi dirigente do Palmeiras na década de 80.
2020
Paulo Rafael contou a este jornalista, com o qual trabalhou na década de 70 na antiga Rádio Clube (atual Rádio Mensagem), que deverá fazer parte de um novo partido em Jacareí, o PRUAB - Partido da Reforma Urbana e Agrária do Brasil - citando como futuros companheiros de legenda o ex-vereador Pedro Motta e o advogado João Bosco Lencioni.
EMPOSSADO
O novo Governador de São Paulo, Márcio França (PSB), foi empossado na sexta-feira (6) pela Assembleia Legislativa. Advogado, professor, vereador, prefeito de São Vicente, deputado federal e secretário de Estado, Márcio ocupou, nos últimos três anos, o cargo de vice-governador e de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. França substitui Geraldo Alckmin (PSDB), que governou São Paulo desde 2011. Na ALESP, o novo governador prestou o compromisso de cumprimento da Constituição e realizou o primeiro discurso como Governador.