Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 22/11/2013 às 13h36
Câmara esconde imagens das galerias durante sessões


ANGELO DE PAULA ANANIAS

POPULAÇÕES REDUZIDAS
Em 2013, 140 municípios (ou 2,51%) perderam população, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez uma análise da mais recente estimativa, divulgada em outubro, e que leva em consideração os recursos expedidos pelos gestores municipais, após o primeiro balanço, em agosto.
De acordo com o IBGE, a população total do Brasil aumentou em 7.086.259 habitantes - passou de 193.976.530 para 201.062.789 pessoas. Esse acréscimo reflete diretamente nas finanças municipais, pois é com base na quantidade de habitantes que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é calculado e distribuído. Os valores são predeterminados em uma tabela do Tribunal de Contas da União (TCU).

RECURSOS
Na primeira estimativa do IBGE (antes da revisão), 447 municípios teriam aumento de coeficiente e cinco perderiam. Depois dos recursos, houve uma pequena alteração: os municípios que ganham coeficiente passam a ser 449. Os que perdem se mantiveram em cinco. Em 5.089 não haverá nenhuma mudança nos repasses do FPM. Nesta análise, a CNM separou as faixas populacionais para se atingir novos coeficientes. Constatou-se que 263 municípios precisariam de, no mínimo, 500 habitantes a mais para passar para um coeficiente maior. Com destaque para Bahia e Minas Gerais, que possuem 36 e 32 municípios, respectivamente, mais próximos de mudar de faixa de coeficiente.
A maior parte dos municípios, 2.148 deles, ou 39%, deve manter a atual população e, por isso, deverão ficar na faixa de coeficiente em que se encontram.

EM BRASÍLIA
Os vereadores Hernani Barreto (PT) e Paulinho do Esporte (PMDB) foram eleitos delegados titulares para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece até este domingo (24), em Brasília. A conferência, que começou na quarta-feira (20), discutirá a criação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano. Pela primeira vez a Câmara Municipal de Jacareí tem dois vereadores representando o legislativo. Em razão do evento, os vereadores não compareceram na sessão da última quarta-feira (20), marcada por protestos de guardas civis municipais e de sindicatos da região.

DEBOCHE
Dirigentes sindicais das várias entidades representadas nos protestos contra o reajuste nos subsídios dos vereadores de Jacareí estão revoltados com a forma como o assunto foi tratado por alguns parlamentares na sessão da última quarta-feira (20). Um dos 'alvos' é o Pastor Rogério Timóteo (PRB) que, ao final de seu discurso, sorria e, de forma irônica, com gritos dos manifestantes ao fundo, dizia que a Câmara estava vivendo uma 'grande festa' naquele instante. Quem ficou sem entender o que se passava foi o telespectador da TV Câmara.

TRANSPARÊNCIA
A propósito: como o atual presidente da Câmara, vereador Edinho Guedes (PMDB), faz questão de divulgar que conduz a sua gestão com 'mãos de ferro' e muita 'transparência' em suas ações, não seria o caso de autorizar a exibição na TV das imagens do público presente nas galerias da Casa? Na quarta-feira (20), por exemplo, durante os protestos, até o som ambiente era cortado enquanto os vereadores se revezavam na tribuna.

FORAGIDO
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), protocolou na quarta-feira (20) requerimentos de convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nas Comissões de Fiscalização Financeira e Controle e Relações Exteriores para que ele dê esclarecimentos sobre a fuga de Henrique Pizzolato, condenado no processo do mensalão e cujo mandado de prisão foi expedido na última sexta-feira, e a atuação da Polícia Federal no caso. Sampaio já havia protocolado pedido de convocação de Cardozo na Comissão de Segurança Pública. Em reunião na tarde de quarta-feira (20), a Comissão aprovou o requerimento, que foi transformado em convite. O deputado estranhou o fato de um condenado sem passaporte passe pelas fronteiras do país sem qualquer problema.

 

 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

11 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: