Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 21/12/2012 às 18h57
AL proíbe venda de arma de brinquedo


ANGELO DE PAULA ANANIAS

HOMENAGEM
Ainda na última terça-feira (18), a Câmara Municipal de Jacareí realizou a sessão solene em homenagem aos Policiais Destaques de 2012, fruto de Decreto Legislativo de autoria do presidente, Itamar Alves (PDT). Os homenageados foram escolhidos pelos respectivos comandos ou chefes das corporações em que trabalham. Em discurso, Itamar salientou que era "é um pequeno gesto de carinho a esses profissionais que agem em prol da comunidade com muito empenho e luta". Detalhe: a homenagem ocorreu um dia depois do período que coincidiu com o assassinato de 10 pessoas em Jacareí.

VENDA PROIBIDA
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo o projeto de lei do deputado estadual André do Prado (PR/foto), que dispõe sobre a proibição de fabricar, vender e comercializar armas de fogo de brinquedo, também chamada de 'simulacro' em todo o Estado. De acordo com o texto do documento, aquele que infringir a lei fica sujeito a receber uma advertência por escrito, multa e até mesmo a suspensão de suas atividades por trinta dias ou cassação da licença de funcionamento, caso a infração persista. A lei prevê que caberá ao governo de São Paulo promover campanhas educativas para esclarecer os deveres e as proibições propostas.

APRENDIZADO
Os vereadores Valmir do Parque Meia-Lua (PSD) e Edgard Sasaki (DEM) participaram, no último dia 14, do XXII Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado no Anhembi, em São Paulo. Promovido pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais, o evento debateu temas importantes para a categoria como o marco regulatório, mediação de conflito, PEC 534, aposentadoria especial, policiamento comunitário, convênios, estatuto do desarmamento, atuação do Conselho Nacional das Guardas Municipais, o papel do município no sistema de segurança pública, entre outros. O Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e a Secretária Nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Regina Miki, estiveram presentes.

IMPORTADO
O novo presidente da Câmara, vereador Edinho Guedes (PMDB), deverá 'importar' o titular da Assessoria de Comunicação do Legislativo, a partir de 2013. Trata-se de um antigo jornalista da Casa que, segundo fontes deste colunista, estaria atuando no México. Edinho deverá ter seu nome confirmado na eleição do dia 1º de janeiro, logo depois da posse do prefeito reeleito, Hamilton Mota (PT).

APOIO
A vereadora Rose Gaspar (PT) participou esta semana de uma reunião com os fiscais de normas e posturas da Prefeitura de Jacareí. De acordo com a parlamentar, a categoria reivindica a concessão de adicional de 30% por 'risco de morte'. Nesse sentido, a vereadora já havia feito pedido ao prefeito Hamilton no dia 27 de junho deste ano. Rose explicou aos presentes que a aprovação de medidas dessa natureza dependem de orçamento  e lei específica, reconhecendo que os fiscais "arriscam suas vidas em prol da cidade".

DÉCIMO TERCEIRO
Estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), feito com a maioria dos Municípios brasileiros, indica que o beneficio pago até a última quinta-feira (20), representa uma injeção adicional de R$ 10,1 bilhões economia neste final de ano. A pesquisa da Confederação feita todos os anos, desde 2003, aponta que a quantidade de prefeituras que fazem a opção de pagamento em parcela única tem aumentado, passando de 50,8% para 59,5%. Isso significa 2.823 e 3.336 Municípios em 2003 e 2012, respectivamente. A legislação permite a remuneração do 13º em uma ou duas parcelas, mas a data limite para fazê-lo é dia 20 de dezembro.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: