Domingo, 08 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 15/09/2017 às 16h00
Santa Casa terá ajuda de deputado para certificado que viabiliza novos convênios


ANGELO DE PAULA ANANIAS

SANTA CASA
O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) anunciou que está empenhado em ajudar a instituição para que a Santa Casa de Jacareí recupere o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS). Isso permitirá, entre outras coisas, que ela receba recursos do poder público por meio de convênios. Padre Afonso se reuniu na segunda-feira (11) com a superintendente da entidade, Elisete Sgorlon, e com o diretor-administrativo, Roberto Trinkel, para discutir as dificuldades enfrentadas pelo hospital.

PRIORIDADE
Segundo a superintendente Elisete Sgorlon, a certificação é prioridade. "Sem ela não podemos receber recursos de emendas parlamentares e uma série de outros benefícios", disse. Depois da reunião na Santa Casa, Padre Afonso também tratou do assunto com a Chefe de Gabinete da prefeitura, Claude Moura. Nas duas reuniões ele foi acompanhado pelos vereadores Dra. Márcia (PV) e Valmir do Parque Meia-Lua (PSDC).

HABITAÇÃO
A Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Habitação e Regularização Fundiária de Jacareí reuniu-se com a presidente da Fundação Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel. O intuito do encontro foi expor a atual situação do processo regulatório dos assentamentos no município. Fátima Rangel informou quais são os programas habitacionais vigentes e apresentou um panorama geral bairro a bairro da situação em Jacareí. Questionamentos sobre avanços e demoras em assentamentos específicos foram levantados pelos parlamentares.

TRANSPARÊNCIA
O deputado Eduardo Cury (PSDB-SP) apresentou projeto de lei propondo que, em ano eleitoral, os prefeitos divulguem informações relevantes sobre a situação econômico-financeira dos municípios. O parlamentar argumenta que, além de maior transparência na gestão pública, os dados vão subsidiar a elaboração das propostas e plano de governo do candidato a gestor municipal.

INFORMAÇÃO
O projeto altera a Lei de Acesso à Informação, tornando obrigatória a apresentação à Justiça Eleitoral desse relatório geral seis meses antes da eleição. Por sua vez, caberá à Justiça Eleitoral divulgar as informações em local de fácil acesso, no âmbito de suas dependências, e na internet. Os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores deverão apresentar, junto com o registro de candidatura, uma declaração atestando pleno conhecimento desse relatório econômico e financeiro.

ESSENCIAL
No projeto, o parlamentar lista como informações essenciais dados sobre receitas e despesas do município nos três exercícios anteriores; a previsão de receitas e despesas financeiras para o exercício financeiro do ano corrente; dados detalhados sobre contrato, convênios e parcerias do município. "A linguagem simples e os dados diretos devem facilitar o entendimento e o envolvimento da população, não apenas sobre a situação dos municípios, mas também sobre a pertinência e viabilidade das propostas apresentadas pelos candidatos, conferindo maior qualidade ao processo eleitoral", enfatiza.

RECONHECIMENTO
Levantamento realizado com mais de cinco mil brasileiros revelou que, entre 12 instituições pesquisadas, a Defensoria Pública é considerada a mais importante do país: 92,4% dos respondentes deram à Defensoria essa classificação, colocando-a à frente de instituições como Ministério Público, Polícia e Poder Judiciário (Tribunal de Justiça, STF, entres outros). Os brasileiros da região Nordeste foram os que melhor classificaram a Defensoria Pública: 96% deles a consideram importante. A Pesquisa de Satisfação e Imagem foi realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que ouviu moradores de todas as cidades brasileiras, de todos os estados e do Distrito Federal.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

08 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: