Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 26/10/2012 às 18h21
Nossa política em destaque


ANGELO DE PAULA ANANIAS

ACADEMIAS AO AR LIVRE
Os vereadores de Jacareí aprovaram, por unanimidade, na última terça-feira (23), o projeto de lei do prefeito Hamilton Mota (PT) que autoriza a liberação de recursos da ordem de R$ 318.825,00, para a construção de academias ao ar livre para a Terceira Idade. De acordo com o Legislativo, trata-se de contrato firmado junto à Caixa, originário de Emenda Parlamentar do deputado federal Carlinhos de Almeida (PT). Parte desses recursos (R$26.325,00) será repassada pelo município.

SEM EFEITO
O presidente da Câmara, Itamar Alves (PDT), teve que recuar e pedir pela retirada dos dois projetos de sua autoria que estavam na Ordem do Dia, na sessão de terça-feira (23). O primeiro, referente à redução do período de recesso do Legislativo. Quanto ao outro, foi aprovado pelo plenário um requerimento solicitando que a prefeitura envie uma proposta com o mesmo teor, eliminando assim um futuro problema de vício de iniciativa no projeto que autoriza o Poder Executivo a prorrogar o prazo para a regularização das construções clandestinas e irregulares em Jacareí.

DINHEIRO PÚBLICO
O relator da comissão de Constituição e Justiça, vereador Dario Burro (DEM) encaminhou um pedido de informações à Prefeitura de Jacareí, questionando o motivo da contratação de advogados particulares na defesa das contas do exercício de 2008, do então prefeito Marco Aurélio de Souza (PT). As comissões de Constituição e Justiça, presidida por Diobel Fernandes (PSDB) e de Finanças e Orçamento, sob o comando do vereador Edgard Sasaki (DEM), questionam o motivo da atuação dos escritórios de advocacia 'Silveira, Andrade Advogados' e 'Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados', de São Paulo, no processo de contas do exercício de 2008 da Prefeitura, cujo tema poderia estar sob a batuta dos advogados do próprio município.

CÂMARA JOVEM 
Os vereadores jovens da Câmara Jovem 2012 participaram, no último dia 19, de um bate-papo com o historiador e ex-prefeito, Benedicto Sérgio Lencioni,  sobre a história de Jacareí. Interessados no tema, os jovens fizeram muitas perguntas a BSL, que destacou ainda acontecimentos importantes que marcaram o Vale do Paraíba.

SAIA JUSTA
A vereadora Rose Gaspar (PT) caiu na 'boca do povo' durante a semana, após declaração dada a um jornal regional. Questionada sobre a intenção de a prefeitura de devolver a Santa Casa para a irmandade, em 2013 (informação divulgada pelo Diário de Jacareí há três meses), a parlamentar disse que considera 'muito bom' o trabalho desenvolvido pelo setor de Saúde no município. Convenhamos: se tivesse dito isso aos seus eleitores, antes do pleito, teria um pouco mais de dificuldade para retornar à Câmara de Jacareí para mais um mandato.

PRESIDÊNCIA
Dois novos vereadores, eleitos pelo PT, já travam uma silenciosa 'batalha' de bastidores em torno da presidência da Câmara Municipal. São eles: Arildo Batista (mais votado pelo partido) e Hernani Barreto. E, as conversas não param por aí, pois ambos já estão sendo sutilmente 'trabalhados' pelas forças que se dividem no comando da legenda como nomes que o partido pretende lapidar para a sucessão do prefeito Hamilton, em 2016. Isso, se até lá, não valer (com aval da Justiça) a vontade de o deputado estadual Marco Aurélio concorrer ao pleito.

FISCAL DE QUEM?
A Câmara de Jacareí elegeu nove vereadores que apoiaram a atual administração. Quatro deles são do PT, partido do prefeito, e cinco elegeram-se com apoio do mesmo partido. O que preocupa, é a desinformação quanto à missão do vereador, cuja principal é a fiscalização dos atos do executivo. Como se impor na fiscalização, quando quatro vereadores devem fidelidade partidária e cinco devem obrigação?

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

11 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: