LISTA DE GASTOS
O vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSDC) liderou a lista de gastos com combustível no mês de janeiro, divulgada no site oficial do Legislativo. Mais votado na eleição passada, Valmir utilizou cerca de 200 litros de gasolina/álcool, que representam pouco mais de R$ 668 durante o mês. Valmir foi também - e de longe - o parlamentar com maior número de atendimentos em seu gabinete, 509. O vereador se apresenta 'econômico' no quesito uso de telefone, com gastos no mês de cerca de R$ 60, segundo ele consequência desses atendimentos e da presença constante nos bairros.
ECONÔMICOS
Na contramão desses números, os vereadores Aderbal Sodré (PSDB), Luís Flávio (PT) e a presidente da Câmara, Lucimar Ponciano (PSDB), aparecem 'zerados' no quesito gasto com combustível. De acordo com informações divulgadas no site oficial do Legislativo, nenhum dos três parlamentares utilizou veículo oficial da Casa durante o mês de janeiro.
MÃO NA MASSA
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, acompanhou 'in loco' os serviços de pintura de faixas e ajustes em equipamentos da área, que invadiram a madrugada de quarta-feira (22), em Jacareí. As atividades do Departamento de Trânsito se concentraram em ruas da região central com a revitalização de faixas de pedestres e a inclusão de 'bolsões' para motociclistas, como este em frente ao Fórum.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Durante a semana, o secretário também marcou presença nos pontos de atuação da campanha educativa 'Carnaval Seguro - Um gole pode lhe custar a vida!', criada pela pasta com o objetivo de reduzir o número de acidentes que tendem a aumentar consideravelmente no Carnaval. A iniciativa teve o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual.
CDHU
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), revelou que pretende 'municipalizar' a manutenção de dois conjuntos da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - pertencentes ao Governo de São Paulo. Os dois empreendimentos, situados nos bairros Campo Grande (região sul) e Bandeira Branca (região oeste), não recebem da prefeitura serviços básicos de limpeza e manutenção de vias. Izaias disse que já autorizou a presidência da Fundação Pró-Lar a tratar do assunto com o governo estadual.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Com intuito de apresentar aos vereadores a dinâmica da Secretaria de Assistência Social, a secretária Patrícia Juliani e seus diretores realizaram uma apresentação sobre as ações da pasta, na tarde de terça-feira (21). A reunião teve por objetivo instruir os vereadores quanto ao procedimento de solicitações encaminhadas para a secretaria, no sentido de agilizar as demandas. A estrutura da secretaria e a função de cada espaço público foram destaques na reunião.
GORJETA
A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (21) um projeto regulamentando a cobrança da gorjeta, valor pago por clientes a garçons, camareiros e outros profissionais em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. O projeto mantém a cobrança da taxa como facultativa, disciplinando o seu rateio entre os empregados do estabelecimento. Como a matéria já havia sido aprovada no Senado vai agora à sanção presidencial.