SEM DEFESA
A chamada 'base de sustentação' do prefeito Izaias Santana (PSDB) na Câmara deixou a desejar no quesito comunicação, na primeira sessão ordinária da nova Legislatura, quarta-feira (1º). Plagiando o futebol, faltou uma 'pré-temporada' para entrosar o time, especialmente para alguns dos novatos ainda deslumbrados com o resultado das urnas. Nomeado líder do prefeito na Casa, o vereador Abner da Madureira (PR) limitou-se a secretariar os trabalhos da mesa, enquanto o médico Rodrigo Salomon (PSDB), líder do partido, foi à tribuna para ler o que já estava escrito, em uma defesa morna da proposta de minirreforma do executivo.
DESTAQUES
Mas, justiça seja feita, pois dois entre os nove 'debutantes' estiveram acima da média: os vereadores Luiz Flávio (PT) e Paulinho dos Condutores (PR). O primeiro, sóbrio, técnico, esclarecido e objetivo na condução do discurso de oposição que deve seguir, ao lado do companheiro de bancada, o reeleito Arildo Batista (PT). Já Paulinho dos Condutores mostrou-se bem mais a vontade que os demais do grupo de apoio e demonstrava sempre saber o que estava falando, provavelmente com base no estudo mais aprofundado de documentos.
MATANDO SAUDADES
A primeira sessão de Câmara de 2017 começou por volta das 9h10 e só terminou perto das 18h30. O ex-vereador Edinho Guedes (PR), anunciado em dezembro do ano passado como titular da nova Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, e cuja criação da pasta foi votada nesse dia, acompanhou a votação no plenário da Casa.
CODIVAP
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, ganhou a preferência da maioria dos chefes de executivo para ser o novo presidente do Codivap - Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. O mandato é de dois anos. A tendência foi confirmada no último dia 27 (sexta-feira), durante a primeira reunião do órgão em 2017, em Taubaté.
CONCORRÊNCIA
Neste momento, o tucano tem a concorrência de Teca Gouvêa (PSB), prefeita de Piquete, na disputa pelo cargo. Como não houve consenso para a escolha do sucessor de Ernane Bilotte Primazzi (PSC), ex-prefeito de São Sebastião, uma nova reunião já foi agendada para o dia 10 de março. Izaias Santana disse estar honrado com a preferência por seu nome e que não acredita em uma disputa pelo cargo. "Até o dia 10 de março, certamente haverá um candidato de consenso", completou.
SANTA CASA
O vereador Fernando da Ótica (PSC) encaminhou ao governo do Estado um requerimento solicitando informações sobre os repasses financeiros destinados à Santa Casa de Jacareí. O parlamentar pergunta os valores totais destinados à área de saúde em Jacareí desde 2013, bem como a previsão de repasses para 2017. O questionamento tem ênfase especial na quantia destinada à Santa Casa no decorrer desses anos.
HOSPITAIS PRIVADOS
O vereador Aderbal Sodré (PSDB) solicitou à Prefeitura que faça intermediações para que o SAMU e o Corpo de Bombeiros encaminhem pacientes para hospitais privados de Jacareí quando a pedido do interessado. De acordo com Aderbal, muitos pacientes que são levados à Santa Casa dispõem de plano de saúde e poderiam ser atendidos em hospitais privados. "Isso contribuiria muito para que fosse amenizada a superlotação nos serviços da Santa Casa e evitaria muitos pedidos de transferência que são feitos depois da internação", disse o vereador. O parlamentar argumentou que o procedimento já existe em cidades como São Paulo, Guarulhos e Santos.