Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 15/01/2016 às 11h03
Pré-candidatos a prefeito já se movimentam para medir a temperatura em Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

 

ELEIÇÕES
As eleições para prefeito e vereador nos cinco mil municípios brasileiros em 2016 serão realizadas sob novas regras. A principal delas é a proibição de que empresas façam doações aos candidatos. Mas, também, há alterações na duração da campanha, que ficou menor, e na propaganda de TV, que ganha mais inserções ao longo da programação e reduz o tamanho dos blocos do horário eleitoral gratuito.

VISUAL
Está também será a primeira campanha sem o uso de cavaletes, bonecos e faixas nas vias públicas, que estão proibidos, e que de certa forma desiquilibraram a disputa em Jacareí em 2012 quando, candidatos mais 'afortunados', conseguiram se eleger estimulados pela utilização de tal recurso. Mas, a pré-campanha foi liberada, e políticos poderão se apresentar como futuros candidatos, discutir propostas e realizar prévias partidárias sem o risco de serem enquadrados no delito de campanha antecipada, desde que não haja pedido explícito de votos.

TERMÔMETRO
Falando nisso, uma pesquisa de intenção de voto, supostamente encomendada por um dos pré-candidatos a prefeito de Jacareí, chegou ao Parque Califórnia (região leste), no sábado (9). O pesquisador, que se identificou como sendo de uma empresa de São Bernardo do Campo, fez três perguntas, uma delas se o eleitor conhecia ou já ouviu falar de um certo nome que se apresenta com pretensões nas eleições deste ano. As outras duas questões versavam sobre a preferência do eleitor diante de uma lista de nomes e a outra perguntava se ele votaria num candidato apoiado pela atual administração.

BALANÇO
As cidades do Vale receberam mais de R$ 2 milhões provenientes de emendas parlamentares do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB). Boa parte desse recurso, R$ 900 mil, foi liberada em dezembro pelo governador Geraldo Alckmin e beneficiou São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Queluz, Cunha, Santo Antônio do Pinhal e Lorena. Os números fazem parte de um balanço divulgado pela assessoria de imprensa do parlamentar.

OUTRAS FRENTES
Outros avanços para a região também contaram com a interferência de Nishimoto, como o início das obras do Hospital Regional de São José, a criação da Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), a aquisição do helicóptero para o Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências), além da destinação de novas viaturas para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Transporte Escolar.

PRÉ-CANDIDATO
A propósito: com o firme posicionamento de Emanuel Fernandes em não disputar o pleito e a decisão do Eduardo Cury de exercer seu mandato de deputado federal, o PSDB de São José dos Campos deverá escolher, ainda este mês, Hélio Nishimoto como pré-candidato a prefeito. Tucanos comemoram e afirmam que a escolha acabará ajudando o PSDB de Jacareí, pois além da amizade entre Hélio e Izaias Santana (que permitirá a realização de campanhas conjuntas),  Eduardo Cury ficará mais livre para ajudar também para atuar na campanha em Jacareí.

100%
O ex-prefeito de Guararema e atual deputado federal Marcio Alvino (PR) registrou 100% de presença em seu 1º ano de mandato. O dado foi divulgado pela UOL, Congresso em Foco, no início da semana. Dentre os 513 parlamentares, apenas 19 obtiveram 100% de frequência no último ano. Os números apurados correspondem a presença em todos os dias de votação, sem faltas justificadas ou abonadas por viagens oficiais do parlamentar. Os dados levantados pelo site são baseados em registros oficiais da Câmara dos Deputados.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

11 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: