Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 09/10/2015 às 15h47
Reforma eleitoral adia, mas não impede o troca-troca de partidos em Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

FILIAÇÃO
A reforma eleitoral aprovada pelo Congresso permite que políticos troquem de partido, sem risco de perder o mandato por infidelidade, durante os 30 dias que antecedem o prazo mínimo de filiação exigido para disputarem a eleição, também conhecido por 'janela'. Esse prazo foi reduzido de um ano para seis meses. Ou seja: agora os políticos têm que se filiar para disputar eleições a apenas seis meses da data de votação, e podem trocar de partido livremente nos 30 dias que antecedem esse prazo.

MUDANÇAS
No caso específico de Jacareí, a nova legislação vai ajudar alguns nomes da política local, que estão com um pé dentro e outro fora da canoa atual. Exemplo: Maurício Haka (conforme informado por este jornalista desde o início do ano) trocará o PSDB pelo PRB, possivelmente para ser candidato a prefeito; o vereador Valmir do Meia-Lua (vice presidente só de carteirinha), deverá trocar o PSD pelo DEM ou PV; e os também vereadores Paulinho do Esporte e Ana Lino deixarão o PMDB em troca do PSD.

REFORÇO
Quem acabou se antecipando à janela e já está de 'camisa nova' é o empresário Rodrigo Ruston, que deixou o PMDB. No sábado passado (3), ele recebeu a visita do líder tucano Izaias Santana, que abonou sua ficha de filiação ao PSDB de Jacareí. Ruston só não decidiu ainda se será candidato a vereador nas eleições do ano que vem.

REJEITADO
Vereadores da base aliada ao prefeito Hamilton (PT) rejeitaram um pedido de informações apresentado pelo Pastor Rogério Timóteo (PRB), na sessão do último dia 30. O documento pedia esclarecimentos sobre a exoneração do secretário de Infraestrutura, Tomaz Santalucia, que deixou o governo há cerca de um mês. O motivo seria uma suposta denúncia de um funcionário municipal, que prefere não se identificar, segundo a qual o ex-secretário estaria envolvido em atos de improbidade administrativa.

INFORMAÇÕES
No documento foram solicitadas três informações: a primeira é sobre o motivo da exoneração do secretário. A segunda questionou a procedência das informações, segundo as quais o secretário estaria envolvido em atos de improbidade administrativa. E a terceira, pedia a confirmação de que as obras para escoamento de águas pluviais da avenida que dá acesso à Chery foram realizadas por uma empresa na qual o ex-secretário havia sido supervisor. O presidente da Câmara vota só em caso de empate, e foi o que aconteceu. Arildo Batista (PT) desempatou (7x6) e optou por não dar andamento ao documento.

MELHOR IDADE
Na última quinta-feira (8), a vereadora Rose Gaspar (PT) cumpriu agenda com os vereadores eleitos do projeto de sua autoria,  'Câmara Melhor Idade', com um café no gabinete do prefeito Hamilton. No bate-papo várias demandas, curiosidades e informações sobre o projeto e o papel do idoso no mundo atual.

A ESCOLHA
De acordo com o decreto, os representantes devem possuir idade superior a 60 anos e serem indicados pela comunidade por meio de entidades representativas. O mandato dos vereadores da 'Câmara da Melhor Idade' tem duração de um mês, a partir da posse dos indicados. Este ano, fazem parte das entidades representativas o Conselho Municipal do Idoso, Centro de Convivência do Idoso Viva a Vida, Associação Humanitária Amor e Caridade, Centro de Convivência da Terceira Idade 'Reflorir' e Associação dos Aposentados de Jacareí (ASSAJA).

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: