Terça-feira, 20 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 14/08/2020 às 14h00
O Sexo Frágil


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Uma das principais causas de morte violenta na modernidade é o suicídio, infelizmente. A ampla maioria dos que tiram a própria vida e morrem de desgosto é masculina (78% no mundo e 76% no Brasil). Pelo jeito, em média, a vida da mulher é mais feliz.

Um santo remédio para evitar a depressão que leva ao suicídio é trabalhar. Porém, alguns ofícios são perigosos e a morte ronda por todos os lugares. Das mortes em serviço, 93% das vítimas são do sexo masculino. Pelo visto, na média, os postos de trabalho ocupados pelas mulheres são mais seguros.

Embora as Forças Armadas estejam cada vez mais de portas abertas para a capacidade feminina, é o homem quem verdadeiramente se estrepa, na hora do vamos ver: dos combatentes vitimados em guerra, 99,8% são do sexo masculino.

Aliás, já que o diapasão atual é de igualdade entre os sexos, já passa da hora de estender às mulheres o alistamento militar obrigatório, no ano em que completam 18 anos. Afinal de contas, esse conceito de sexo frágil é ultrapassado, como bem difunde o trepidante gáudio feminista.

Condenados pelo mesmo crime, os homens recebem em média uma pena seis vezes maior que as mulheres. Não por acaso, mais de 90% da população carcerária brasileira é masculina. O leitor consegue se lembrar de alguma mulher política presa na operação Lava Jato? Gleices e Dilmas é que não faltariam por aí.

A chuva que cai lá fora é só para os homens se molharem. As partidas masculinas de futebol voltaram a ser realizadas ainda no pico da onda pandêmica. Já os campeonatos femininos somente retornarão aos gramados em setembro, e olhe lá. Onde estão as atletas que clamam por cachês e salários iguais, que agora não protestam pela mesma justiça no calendário?

Uma em cada três mulheres sofre violência doméstica. Um a cada quatro homens também. Porém, enquanto entidades de proteção da mulher e abrigos femininos proliferam aos milhares no Brasil, o número de projetos estatais de defesa masculina é zero.

Pratique bastante natação, guerreiro. Porque, no naufrágio, a preferência no bote é cor-de-rosa.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

20 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: