Publicidade
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 06/05/2016 às 16h23
O lobo e o cordeiro


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Estava o cordeiro contribuinte a beber água tranquilamente, quando apareceu o lobo esfaimado dos impostos, de horrendo aspecto. Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber?, disse o monstro arreganhando os dentes e escancarando a hiante. Espere, que vou castigar tamanho descoco.

O cordeirinho, transido de medo, respondeu com inocência: Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela já veio marrom da torneira do SAAE? Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta.  Mas não deu  o rabo a torcer.

Além disso, inventou ele, sei que você andou falando mal do SAAE este ano. Como poderia falar mal da autarquia, se nasci no ano passado e vi o recém-inaugurado reservatório, com linda pintura no casco. Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu: Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo. Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único? Além disso, parece que a água só ficou escurinha porque faltou jogar um pó que custa apenas cem reais, o que não é uma fábula, convenhamos.

O lobo furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com boato ardiloso de lobo faminto: Justamente, pois isso só pode ter sido sabotagem. Se não foi obra sua, foi dos sicários da oposição ou da súcia do sindicato! Tadinho de mim, que não mexo com pó, não pertenço a sindicato e nem sou filiado a partido político. Minha sina é pagar IPTU astronômico, taxa de lixo e esgoto.

E você acha muito? - perguntou o lobo, furioso pela contestação. Sem dúvida, redarguiu o bichinho. Veja bem, nosso esgoto nem sequer é tratado direito. Cruze nossos córregos e fareje o cheirinho, que horror! A despoluição está mais para propaganda enganosa. Coitado de mim, engabelado mais uma vez.

O lobo não se conformou com a afronta e...nhoc!... sangrou-o no pescoço, tributando o carneirinho desta vez com a CIP - contribuição de iluminação pública.

É a velha moral da história, amigos: Contra a força, realmente não há argumentos.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: