Publicidade
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 29/04/2016 às 11h16
Todos filhos de Deus


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

No final da Rua Luiz Simon, no Jardim São José, localiza-se uma simpática pracinha. É pequena, de formato triangular e tem uma grande cruz branca no centro. O logradouro chama-se Praça Padre Christophe Six, justa homenagem ao mais religioso membro de uma família que prima pelos valores cristãos.

Referido local é um marco do sincretismo religioso que predomina harmonicamente no povo brasileiro - nas escadarias do cruzeiro da praça do pároco, acumulam-se trabalhos noturnos de macumba e restos de despachos espirituais.

Recentemente, a municipalidade reformou o espaço. Os canteiros estão limpos, cruz e muretas receberam uma mão de tinta branca, os bancos ganharam cada qual um colorido diferente e até o hidrante foi cuidadosamente pintado com as cores rubro-verdes do estandarte da gloriosa Portuguesa de Desportos.

Para delírio dos dendrólatras, a Praça Christophe Six é recheada de frondosas árvores centenárias, que foram preservadas na reforma. Decepcionados só restam os antófilos, pois caberiam flores de sombra nos tantos espaços vazios de terra batida, abaixo do arvoredo.

Num dos canteiros, consta uma placa antiga de nobre metal. É datada de novembro de 1967 e registra a instalação de iluminação a vapor de mercúrio, na administração de José Christovão Arouca. Do outro lado, o SAAE acabou de construir uma casinha para proteger uma bomba, segundo pesquisei no local. Os moradores do entorno gostaram, pois o ruído produzido pela máquina foi bastante abafado pela casamata.

Como curiosidade histórica, li numa obra do proficiente escritor BSL que a linda praça de hoje foi palco tétrico em priscas eras - o local era chamado de Largo dos Enforcados, pois ali (e desta forma) se executavam as penas de morte, e o cadafalso ficava exatamente onde ora está cravado o crucifixo.

Tragédias a parte, o zelo municipal na conservação do espaço público é louvável, notadamente quando cala os sicofantas que insistem em caluniar a dinastia do proletariado, alegando que só conservam obras recém-inauguradas. Neste sentido, façamos votos de que seja também lembrado o Morro do Cristo para futura restauração de sua paisagem, pois, além dos infelizes enforcados, quem foi crucificado também é filho de Deus.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: