Publicidade
Sábado, 06 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 05/04/2019 às 14h50
Viver em Jacareí não tem preço


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O Estado de São Paulo ostenta diversas cidades no topo do índice de desenvolvimento humano e do ranking dos melhores municípios para se morar. Dentre esses paraísos urbanos, Jacareí é muito mais que apenas mais um.

Nossa cidade, que completou esta semana 367 anos, apresenta-se a cada dia mais à frente na rota do progresso residencial e comercial: na área ao lado do antigo prédio da Oca, instalar-se-á brevemente uma gigante varejista; do outro lado da Dutra, depois das fábricas, desponta um novo bairro de luxo, que desperta cobiça nos milionários da região.

Nosso carnaval não teve 'golden shower', açoite em Cristo e distorções históricas nos enredos. Em vez desse lixo cultural que se vê por aí, mostrou muita animação sadia, vitória justa e beleza na Avenida Davi Lino.

Ao contrário da vizinha Suzano, nosso sistema local de ensino tem aula e uniforme novo, em vez de portões fechados por luto e chacina perpetrada por assassinos confundidos entre alunos que vestem qualquer vestimenta.

São Pedro providencia chuva abundante para Jacareí. Porém, é água da vida. Não como as enchentes da Capital, que estão por toda a parte e afogam mortalmente os cidadãos indefesos.

Enquanto nossos irmãos joseenses insistem em destruir o projeto do viaduto na rotatória do shopping, os moradores de Jacareí querem construir cada vez mais pontes, sejam elas de concreto ou de entendimento entre os povos. Como exemplo, a ajuda humanitária da Cruz Vermelha aos 28 médicos cubanos refugiados de sua ditadura sombria, após o fim da farra socialista no programa Mais Médicos.

Para discordar que tudo é perfeito (afinal de contas, a exceção confirma a regra), podemos dizer que falta um time profissional de futebol em atividade por aqui, mas a plateia até que se vira bem com as grandes vitórias do rugby.

O jacareiense gosta tanto da sua terra, que tudo por aqui se chama Jacareí, da empresa de ônibus ao shopping center. Está certo que falta um pouco de criatividade, mas sobra amor. Nem poderia ser diferente: cá entre nós, morar em Jacareí é um privilégio incomparável no Brasil e no mundo.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

06 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: