Publicidade
Sábado, 16 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 19/07/2013 às 16h17
Vereadores exageram nos abraços em programas de TV


ANGELO DE PAULA ANANIAS

SAÚDE
Uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) comprovou que prefeituras estão proporcionando o direito à saúde isoladamente. Para traçar o perfil da situação em que se encontram esses hospitais, a pesquisa reúne dados dos Municípios que possuem Hospital Geral e/ou Hospital Especializado. A pesquisa levantou a existência de 743 hospitais municipais em todo o país. E de acordo com os dados obtidos sobre a administração dos hospitais, 61,3% são de responsabilidade municipal; 6,0%administrados por associação; 1,9% por organizações sociais; 0,8% por autarquia, comunidade e por consórcio; 28,3% indicaram outra forma de gestão, sendo as mais citadas a privada e filantrópica.

SAÚDE II
O estudo da CNM mostra que além de os hospitais estarem, inicialmente, na média complexidade - fora da competência doente municipal - a manutenção deles tem sido custeada pelos Municípios. A pesquisa atesta essa realidade, e indica um problema: a remuneração pelos serviços e procedimentos prestados está pautada na Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não há atualização do valor repassado por procedimentos e serviços prestados no âmbito do Sistema.

SAÚDE III
Mesmo com o esforço dos Municípios, a pesquisa indica que ainda existe má qualidade e a inconsistência das informações em Saúde. Para fazer a pesquisa, a CNM buscou informações no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde. A entidade selecionou do banco de dados a relação de todos os Hospitais Públicos cuja gestão seja municipal. Da lista, foram selecionados os Municípios que têm somente um hospital - 954 Municípios em todos os Estados e regiões do Brasil.

EM CAMPANHA? 
A assessoria de imprensa do deputado estadual Marco Aurélio (PT) divulgou nota informando que ele visitou alguns bairros de Jacareí, na terça-feira (16), para 'conhecer os serviços de melhorias realizados pela prefeitura'. A visita foi acompanhada pelo secretário interino de Governo, Raimundo Rodrigues (PMDB/à esquerda da foto). Marco Aurélio percorreu ruas do Jardim Paraíso e Santa Marina, onde estão sendo feitos serviços de pavimentação por meio do PCMM (Plano Comunitário de Melhoramento Municipal), iniciados em sua segunda gestão como prefeito de Jacareí. Dizem (e não contradizem) que isso é o início da caminhada, que passará pelas eleições de 2014 e, principalmente, de 2016.

NOVOS ARES
O empresário Youssef Taha, proprietário da Samara Móveis, está de saída do PP - Partido Popular. Vice-presidente da executiva do partido em Jacareí, Youssef informou à coluna que sua decisão não tem nada a ver com a atual direção, com a qual mantém amizade pessoal, mas apenas com o desejo de buscar 'novos ares' em um grupo maior e mais atuante no município.

HOMENAGEM
O vereador Arildo Batista (PT) homenageou o padre Djalma Lopes de Siqueira por sua nomeação como Administrador Diocesano de São José dos Campos, ocorrida no último dia 24. Em Moção Congratulatória, o parlamentar parabenizou o padre por sua "sabedoria, dedicação e competência" frente aos desafios já enfrentados em seus anos de sacerdócio. Padre Djalma foi eleito por um colégio de consultores formado por seis sacerdotes (incluindo o padre Edinei, irmão do vereador), após a saída de Dom Moacir Silva, nomeado arcebispo em Ribeirão Preto.

 

BALANÇO
A assessoria de comunicação da Câmara colocou no ar alguns 'programetes' como forma de garantir a visibilidade dos vereadores de Jacareí durante o recesso de julho. Funciona como espécie de 'Tribuna Livre' onde, de acordo com o Regimento Interno da Casa, o parlamentar tem 10' para discorrer sobre temas variados. Uns conseguem ser didáticos e objetivos, mas a grande maioria escorrega nos cumprimentos, abraços, frases feitas e sem nenhum efeito prático e adequado ao espaço pago com dinheiro do contribuinte. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: