Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 02/03/2018 às 14h17
Vereador reclama de morosidade do gabinete do prefeito em encaminhar pedidos


ANGELO DE PAULA ANANIAS

PRESTIGIADO
Vereadores que dão sustentação ao prefeito Izaias Santana na Câmara prestigiaram a inauguração de duas creches nos bairros Villa Branca e Santa Paula, no último sábado (24). Ao menos sete parlamentares estiveram presentes, incluindo a presidente da Casa, Lucimar Ponciano. O vice-prefeito Edgard Sasaki (PSDC) também marcou presença, além do deputado estadual André do Prado (PR) que atuou na liberação de parte dos recursos utilizados em uma das obras.

AJUDA FEDERAL
O pré-candidato a deputado estadual Júlio Pires (PSDB) anunciou esta semana a liberação de recursos da União em favor do Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. As duas emendas são de autoria do deputado federal Eduardo Cury, também tucano, com o qual Pires deverá fazer 'dobradinha' nas eleições deste ano: R$ 200 mil em 2017 e R$ 150 mil em 2018, recursos que serão utilizados pela instituição para a compra de equipamentos.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
O Observatório Social de Jacareí - Organização Não-Governamental sem fins lucrativos - realizou na quinta-feira (1º), a primeira prestação de contas de suas atividades no município e apresentação de novo projeto. O evento aconteceu no IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, com a presença de autoridades, além de alunos dos cursos técnicos do próprio Instituto e da Faculdade Anhanguera.

MONITORAMENTO
Durante o encontro, o Observatório Social apresentou dados sobre seu trabalho em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos e um novo projeto de monitoramento das ações do legislativo municipal. Implantado em 2016 no município, o Observatório Social de Jacareí é presidido por Enoque Tadeu de Melo.

É AQUI, Ó!
O vereador Valmir do Meia-Lua (PSDC) questiona o governo Izaias sobre o tempo de resposta do gabinete para solicitações protocoladas pelo parlamentar.  Ele afirma que tem recebido reclamações de demora na execução de serviços. "Entrei em contato com secretarias para verificar o andamento dessas requisições e fui informado que muitas das solicitações ainda não haviam sido recebidas", reclamou. Valmir quer saber qual o prazo para um ofício ser enviado à pasta responsável, após ser protocolado e qual a razão para tanta demora.

URNA ELETRÔNICA
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou resolução que vai disciplinar a impressão dos votos em parte das urnas do país. O documento prevê a verificação manual da votação em um número restrito de sessões. Conforme já havia sido divulgado anteriormente, o eleitor não terá contato direto com o comprovante de votação, podendo apenas verificar visualmente se o que está impresso no papel condiz com o que aparece na tela da urna eletrônica.

TRANSPARÊNCIA
A resolução prevê que cada estado terá apenas um local para a verificação manual dos votos, que começará a ser feita em até quatro dias úteis após cada turno da eleição. O processo será público, podendo ser acompanhado por qualquer interessado. Os locais devem ser divulgados 20 dias antes do primeiro turno. Segunda a norma, nem todas as urnas equipadas com impressoras serão alvo da verificação. Dois dias após cada turno, a Justiça Eleitoral deve divulgar quais urnas, em quais seções, participarão do processo.

NÚMEROS
De acordo com TSE, cerca de 5% (30 mil) das 600 mil urnas eletrônicas deverão estar equipadas com impressoras nas eleições de 2018. A resolução aprovada disciplina ainda os procedimentos a serem adotados em caso de mau funcionamento do equipamento.

 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: