Publicidade
Quarta-feira, 12 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 26/01/2018 às 19h03
Uma Rica Avenida


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A Avenida Edouard Six divide dois bairros antigos e muito tradicionais da região central - os jardins São José e Paraíba. Já foi conhecida como a rua da garagem da Viação Pássaro Marron. Depois que os ônibus saíram do local, ficou conhecida como rua do Hospital Policlin.

De uma década para cá, o logradouro subiu de status. Agora é endereço de ricos. Começou com o surgimento do condomínio fechado Santa Clara, foi asfaltado inteiramente, e avançou com o soerguimento de dois edifícios brancos de alto padrão e um terceiro com piscina de causar inveja ao Trianon.

A força de uma tempestade que perseguiu a Dinastia do Proletariado derrubou a ponte velha e o segundo morubixaba mandou construir outra muito mais sólida e charmosa, com 24 vasos de flores ornamentando o trabalhado corrimão de ferro.

As plantas não resistiram à falta de manutenção, mas a ponte está firme e o governo anterior completou a decoração do local com uma ação judicial de reintegração de posse que exterminou a favela vizinha e varreu os componentes da comunidade.

A glamourização da Avenida Edouard Six agitou o comércio de seu início ao fim. A padaria da esquina foi ampliada e a chácara dos fundos cedeu espaço a um salão de festas digno de Hollywood, nem na Capital há tão belo. O cenário paradisíaco contagiou os habitantes dos prédios, que passeiam com seus cães de apartamento tranquilamente pelas calçadas.

Com tanto desenvolvimento até o entorno ganhou vida. Duas escolas particulares de alto padrão se mudaram para a rua paralela, reformaram antigos espaços, construíram gigantescas unidades e atendem a clientela abastada da Avenida e também dos edifícios luxuosos em torno do Parque da Cidade, ali bem perto.

O fluxo de veículos com chofer a deixar e pegar alunos nessas escolas aumentou tanto, que a sempre sensível Renovação Burguesa precisou inverter o sentido das ruas Lili D'Ávila e Nicolau Mercadante, manobra sobremaneira facilitadora para o trânsito no bairro.

Enfim, todos sabem que quem gera progresso social e emprego ao pobre é o rico. Portanto, não custa atender também as demandas dos nossos prósperos concidadãos afonsinos.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

12 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: