Sábado, 15 de Dezembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 05/10/2018 às 15h03
Um recordista em concursos literários


BENEDITO VELOSO

O jacareiense Waldir Capucci acaba de ser classificado em concurso literário de Porto Alegre (RS) - Prêmio Mário Quintana - promovido pelo Sintrajufe (Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal). É a 57ª vez que isto acontece em dez anos. Um recorde local. Também foi premiada por Jacareí no mesmo concurso a escritora Suelen Raquel da Silva. 

Tudo começou com a crônica "Os poderes do Super-neto", primeira colocada em 2009 no Troféu Jacaré, da Academia Jacarehyense de Letras. A partir daí foram quase seis prêmios por ano, na média, sempre em um dos cinco primeiros lugares.

O gênero mais apreciado pelo escritor é a crônica, com a qual trabalha os próprios sentimentos para passá-los ao leitor. Mas, ressalva que o conto tem a vantagem de permitir maior criatividade. Capucci viveu a maioria dos temas que desenvolveu em seus textos. 

O que mais lhe empolga é vencer - como agora - um concurso fora da cidade. Se está presente, vive uma grande emoção ao ser chamado ao palco "como representante de Jacareí". Mesmo não estando presente, ele acha uma experiência e tanto. Foi o que sentiu ao receber um prêmio de Portugal certa vez. Além de ser premiado em Porto Alegre, como este ano, o escritor jacareiense já classificou-se em oito cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e em 30 outras cidades. 

Hoje, Waldir pratica literatura, além dos concursos, como colaborador do caderno Estação Jacareí deste jornal, é membro correspondente da Academia de Letras de Maringá (PR) e tomará posse em novembro como correspondente da Academia Taubateana de Letras (SP).

Já está pronto seu "Testamento", livro com13 contos escolhidos entre os premiados. Além de engajado na campanha "Jacareí Cidade Leitora", da Secretaria de Educação, é responsável pela "Geladeira do Saber", com doação de livros em vários pontos.

Waldir Capucci tem seis irmãos (um falecido). Todos de Jacareí.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: