Publicidade
Segunda-feira, 24 de Junho de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 20/04/2018 às 16h46
Um médico destacado internacionalmente


BENEDITO VELOSO

Neste mês em que são festejados os 366 anos de Jacareí, é importante relembrarmos figuras importantes que fizeram sua história e se destacaram além-fronteiras.

Das grandes personalidades nascidas no município , uma que merece menção especial. Trata-se do médico endocrinologista Doutor Waldemar Berardinelli. A endocrinologia é uma especialidade médica que estuda e trata das glândulas de secreção interna, aquelas que secreta hormônios no sangue.

O filho brilhante nasceu na residência da família, situada no Largo da Matriz, em 27 de junho de 1903, e é considerado um pioneiro da sua especialidade no Brasil. Foi médico da congregação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e fundador do instituto de endocrinologia da Santa Casa de Misericórdia daquela cidade.

Realizou seus primeiros estudos no tradicional Colégio Nogueira da Gama, em Jacareí, depois formou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1931, Waldemar Berardinelli passou no concurso para ocupar a cátedra de Clínica Médica da mesma faculdade em que se formou, na então capital federal. Foi professor muito querido pelos alunos em razão de sua postura humanística e refinado senso de humor. Em aula, era capaz de transformar os assuntos mais áridos em verdadeira "contação de histórias". Uma das lendas a seu respeito, diz que à entrada do laboratório de sua clínica havia uma placa com os dizeres: "Os olhos no microscópio, as mãos nas provetas; no doente, os olhos, as mãos, os ouvidos, o 'faro', o cérebro e o coração".

Essa maneira espirituosa de enxergar o mundo refletiu-se também em artigos de medicina publicados. Um deles: "O Fígado Nacional", onde destacava o fato do brasileiro ser o povo que mais se queixava de problemas com o fígado. Escreveu ainda um livro sobre o escritor Machado de Assis e outros da área médica.

Berardinelli descreveu uma nova síndrome chamada de Síndrome Berardinelli. Foi um dos principais estudiosos da biotipologia no Brasil, fundador dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metobologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Foi diretor do Hospital Escola São Francisco de Assis. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Morreu em 26 de Janeiro de 1956.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 JUN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: