Publicidade
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 05/07/2019 às 12h40
Um livro que não fica fechado


BENEDITO VELOSO

A cada período - que bom, cada vez mais curto - novo livro aparece e nos traz de presente nova referência do passado jacareiense. Um fato, uma pessoa, uma história ou certo costume que alguns desconhecem e outros já esquecidos. Dos mais assíduos colaboradores para esses instantes de raro prazer é o professor Benedicto Sérgio Lencioni que, neste domingo (7), relança na Feira dos Trilhos o livro "Um lugar no Tempo". Muitos ainda não descobrimos plenamente (reconheço de minha parte) aventura de mergulhar nesse passado surpreendente por meio da mais antiga 'máquina do tempo': o livro. 

Mas, é preciso todo um ritual para o pleno aproveitamento da aventura, qual seja o de escolher um momento de tranquilidade, ao menos de meia, em local onde possamos absorver ao máximo um trecho. Será verdadeiro 'sonho-visual' da matéria narrada. 

Lencioni vai a detalhes inusitados como os de reproduzir atas da Câmara Municipal que criavam condições para formatação atual da cidade. Por exemplo, a determinação de roçar o largo do 'Bão' Sucesso (imagine uma placa escrita assim) para detectar formigueiros sob o mato alto daquela praça que hoje compõe nosso centro urbano. 

O autor fala também das gentes estabelecidas, de dependentes ou passantes pelo local, como o famoso Bar Brasil, a Casa Madid e do 'presidente' do Estado de São Paulo, Dr. Júlio Prestes. Em 1929, ao viajar de trem para o Rio de Janeiro, o ilustre passante aproveitou a parada aqui e 'apeou' para dar um abraço em seu amigo, o prefeito João Ferraz. 

O livro espalha dezenas de fotos da época e outras agrupadas em um pequeno álbum. Retratam pessoas, edifícios e cenários que nos transportam. Sem contar a capa, impressa em cartão de primeira, que retrata a Jacareí de hoje em espetacular foto noturna de Alex Brito - 'verdadeiro quadro de parede'. Impossível não ler. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: