Para Jacareí, este 'mês da mulher', como são denominados os marços de cada ano, servirá para perpetuar um símbolo humano especial: Thereza Porto Marques, pioneira como empresária e emblemática representante da Educação. Ela morreu em 28 de fevereiro e será para sempre a primeira mulher que teve a ousadia de dedicar-se ao ensino particular de qualidade em Jacareí ao quebrar o tabu de que só o Estado oferecia uma boa escola - isso na década de 1970.
Vencer barreiras e derrubar preconceitos foi sua especialidade. Convenceu os pais da época que seria importante contar com uma escola que lembrasse a própria casa. Fundou a "Paraíso das Crianças", em que ficou clara a importância para os alunos de um ambiente familiar nos primeiros anos escolares, exemplo que foi logo seguido por outros estabelecimentos do gênero.
Mas, Thereza queria ir mais além: trazer para Jacareí uma faculdade. Disseram-lhe ser muito difícil e que seria preciso apoio político. Era realmente difícil, mas, para ela não foi problema. Numa época em que não era comum mulher na política, tanto que nenhuma até então havia sido eleita, e com apoio dos filhos e dos pais de alunos teve a candidatura mais votada de Jacareí na eleição de 1982, com 1.712 votos. Esta vitória lhe deu o direito de ser a única mulher a presidir uma sessão do legislativo nos últimos 35 anos, feito superado somente em 2017.
Ela venceu outras batalhas, como a de conseguir ainda durante seu mandato criar a Faetec (Faculdade de Educação Thereza Porto Marques), entremeadas por batalhas menores no Legislativo, como a de ter sido escolhida presidente da Câmara num dia e 'destituída' no outro mesmo antes de tomar posse, e de não ter pertencido a qualquer comissão da Câmara. Mas, ela seguiu em frente deixando a história acontecer.
Thereza Porto Marques pertencia à Academia Jacarehyense de Letras desde sua fundação que ajudou a concretizar-se. Fez o que pode para que a entidade vingasse, inclusive cedendo as dependências de sua casa por mais de um ano até que adquirisse meios para caminhar por conta própria. Jacareí jamais esquecerá essa destacada filha brilhante.