Publicidade
Sábado, 16 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 24/06/2016 às 14h27
Tempo esquenta na Câmara de Jacareí durante discurso de vereadora do PT


ANGELO DE PAULA ANANIAS

PELA MULHER...
O tempo 'esquentou' durante apresentação dos Temas Livres na sessão da última quarta-feira (22), na Câmara de Jacareí. Ao final de seu discurso, a vereadora Rose Gaspar (PT) citou as ações abertas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ), por uma declaração feita à deputada Maria do Rosário, na qual Bolsonaro disse que a deputada não merecia ser estuprada porque ele a considera 'muito feia' e porque ela 'não faz' seu 'tipo'.

DIREITOS UNIVERSAIS
Empunhando cartazes com dizeres '#Somos Todos Bolsonaro', dois integrantes da ala jovem do Partido Social Cristão (PSC) de Jacareí presentes nas galerias da Casa não pouparam ofensas à vereadora com discursos de incitação ao machismo e à violência contra mulheres. No plenário, Rose, emocionada, teve o apoio de funcionários e vereadores favoráveis à igualdade e à liberdade não apenas de gênero, mas todos os direitos humanos e universais.

EFEITO DOMINÓ
Em seguida, os vereadores Arildo Batista e Hernani Barreto, ambos do PT, não pouparam críticas ao vereador Fernando da Ótica (mas sem citar o seu nome), de promover discursos de apologia ao estupro. Ao fim da sessão, no Horário de Lideranças, o vereador Fernando da Ótica (PSC), bastante revoltado, revidou as críticas dos petistas dizendo que, ao contrário 'dos socialistas', ele (Fernando) defende a instituição Família, os valores éticos e morais, e que nunca se colocou a favor 'dessa atrocidade, que se chama estupro'.

CÂMARA JOVEM
O mandato dos vereadores jovens, que tomaram posse na segunda-feira (20), termina no mês de dezembro. Desde a posse até o fim do projeto, cada um acompanha a agenda dos vereadores da Câmara de Jacareí. Estão previstas ainda atividades que auxiliem na formação dos jovens, como palestras sobre estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, a função desempenhada pelo parlamentar e o papel de um representante da população no poder municipal. Também são programadas visitas monitoradas à Prefeitura, ao Fórum, aos órgãos de comunicação e às indústrias da cidade.

PESQUISA
Os vereadores Itamar Alves (PDT), Hernani Barreto (PT) e Fernando da Ótica (PSC), foram indicados, em levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Tiradentes, com sede em Minas Gerais, como sendo os parlamentares 'mais atuantes de Jacareí'. A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 22 de abril, por telefone, em cerca de mil residências em várias regiões da cidade, e os resultados divulgados recentemente. Segundo o Instituto, a enquete foi feita em diferentes dias e horários da semana, inclusive sábados, até às 20 horas.

METODOLOGIA
Na consulta, o munícipe era convidado a escolher o vereador com maior atuação no município, entre os 13 parlamentares listados. Os vereadores Fernando, Hernani e Itamar foram, nesta ordem, os parlamentares com maior número de citações. De acordo com o instituto, para garantir a 'lisura do processo', ele possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo o Brasil. A quantidade de ligações a serem feitas é determinada pelo tamanho da população e, de acordo com o Instituto, 'a proporcionalidade é garantida no processo', reforçou.

SEGURANÇA
O vereador Maurício Haka (DEM) teve aprovado um Pedido de Informações ao prefeito, através do qual questiona a falta de um Centro de Operações Integradas (COI) em Jacareí. O COI é um sistema de segurança on-line de câmeras de vigilância colocadas em vários pontos da cidade, além de sistemas 24h, como o disque 190. Segundo Haka, a Associação Comercial investiu na instalação de câmeras em algumas regiões de Jacareí, porém, por serem restritos a somente algumas áreas, os equipamentos utilizados têm abrangência limitada e não se mostram totalmente eficientes no combate ao crime.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: