Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 24/08/2018 às 15h10
S.O.S Mercadão


BENEDITO VELOSO

O Mercado Municipal de Jacareí, inaugurado há 142 anos, pode um dia perder sua finalidade principal e vir até mesmo a desaparecer. Essa é a conclusão a que chega um dos mais antigos comerciantes ali estabelecidos, Eiji Goto, da banca de frios e laticínios.

Ele comprou o box em 23 de agosto de 1976, ano em que o mercadão completava 100 anos, e tinha um perfil bastante diferente. "O mercado municipal era o principal centro de compras de Jacareí" relembra Goto. Ele era recém-chegado da roça onde trabalhou duro "no cabo da enxada" e trazia consigo muitas esperanças de sucesso no empreendimento.

Na década de 1970, entretanto, o Brasil já sentia os efeitos de uma inflação galopante. Em 1979, na virada da década, a inflação chegou perto de 75% ao mês. A remarcação de preços era frenética e os consumidores iam ficando cada vez mais raros. Além de tudo, aumentava a concorrência pelos supermercados que já se estabeleciam em número cada vez maior em Jacareí.

O que ajudava era o perfil da freguesia. Quem comprava no mercadão dificilmente ia aos supermercados. "Era gente que gostava de produtos mais frescos, muitos destes produzidos em Jacareí ou nas redondezas", conta.  

Vencida a corrida contra a inflação veio a fiscalização intensa sobre comestíveis. A partir de então, laticínios só podiam ser vendidos com inspeção do S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal). Isso tirou do mercadão os vendedores de produtos como queijos, requeijões, manteiga e similares que Goto vendia.

Somado à diminuição dos clientes tradicionais, a coisa complicou.  Goto  só vê uma saída: "Fazer como na Capital", em que o Mercado virou atração turística; herança cultural. Uma iniciativa cujo melhor momento aqui é agora, quando o município de Jacareí procura intensificar seu turismo. De outro modo, segundo ele, será muito difícil a sobrevivência em qualquer ramo.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: