Publicidade
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 05/07/2019 às 12h39
Silêncio dos Inocentes


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Realizou-se na noite da última terça-feira (2/7), no plenário da Câmara Municipal de Jacareí, audiência pública sobre segurança em nossa cidade.

Além da maciça presença dos parlamentares afonsinos (até mesmo uma Vereadora Jovem), o evento teve participação de autoridades do Ministério Público, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Secretários Municipais.

A população também apoiou a iniciativa, com lotação quase completa da plateia, por líderes comunitários, representantes de partidos políticos, servidores públicos e profissionais do ramo de vigilância.

A reunião serviu principalmente para apresentação pormenorizada de vários setores da Secretaria Municipal de Segurança (Procon, Defesa Civil, Diretoria de Fiscalização, Guarda Civil Municipal, dentre outros).

A nova chefia da pasta demonstrou operatividade e zelosa articulação das diretorias subalternas, com a clarividência de ressalvar também os méritos de seu antecessor no cargo.

Aberto o microfone à participação popular, moradora do Jardim Emília exortou os dirigentes ao enfrentamento veemente da criminalidade patrimonial em seu bairro.

Outro munícipe, professor garbosamente trajado com paletó mostarda de camurça, sugeriu a criação em Jacareí de escolas públicas militares, modelo que se espalha nacionalmente à feição do governo federal vigorante.

A criminalidade transformou-se ao longo de duas décadas, nos centros urbanos. Antes, padeciam os cidadãos com roubos em ônibus, tráfico nas bocas de fumo e variados fatores homicidas. 

Atualmente, os assaltantes migraram à mercancia maldita das drogas, mais rentável e com menos risco. O tráfico pulverizou-se e virou complementação de renda ou emprego informal para muita gente insuspeita.

Hoje em dia, quase todos os assassinatos envolvem concorrência entre traficantes. A disseminação das drogas gerou a reboque uma série doutras infrações penais, como violência doméstica, maus tratos a idosos, violações sexuais, caos disciplinar nas escolas e perturbação do sossego.

Para conferir uma ideia da dimensão do problema, pela curva ascendente dos gráficos de 2019, projeta-se o explosivo crescimento das reclamações de som excessivo no período noturno em 400%, no curto período de apenas um ano.

O jacareiense tem direito de dormir em paz, mas a criminalidade estripitosa permanece tirando o sono de grande parte dos cidadãos produtivos. Faz-se urgente adoção de providências eficazes.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: