O governo municipal surpreendeu a todos, no começo da gestão, com a criação da secretaria de mobilidade urbana e a nomeação de um concorrente político para dirigi-la.
Os céticos apostaram no insucesso da empreitada, com base no histórico do novo secretário, outrora destacado apoiador da dinastia do proletariado.
Entretanto, o que se vê até o momento talvez seja a pasta de maior dinamismo entre as empenhadas secretarias afonsinas, e a preponderante razão para isso é a maneira democrática como a área passou a ser gerida.
Nas últimas duas décadas, o trânsito jacareiense era uma troca de seis por meia dúzia. Para fazer de conta que algo real era feito, invertia-se a direção da Rua Barão e da Avenida Siqueira Campos quando se trocava o prefeito. A secretaria, que inova não somente na nomenclatura, desta vez quebrou a enganação. Não mudou o sentido das ruas principais. Às vezes, em matéria de serviço público, não agir nocivamente já é um grande serviço.
O avanço prosseguiu com a contemplação da expectativa dos diversos grupos envolvidos no trânsito da cidade, além dos condutores. A começar pelos motoqueiros, que ganharam um bolsão privilegiado de espera nos semáforos do centro.
Dizem por aí que os ciclistas (trabalhadores e esportistas) também ganharão uma nova rota, que, ao contrário da atual ciclovia, promete deixar de ir do nada ao lugar nenhum.
Embora não tenha contado com considerável apoio da população em geral, o comércio também teve sua prece acolhida, pois voltou a ser parcialmente permitido o estacionamento na Rua Barão de Jacareí.
O motorista comum finalmente deixou de ser perseguido pela indústria da multa, trégua que só costumava ocorrer em véspera de eleição. Mais um ponto positivo para o novo governo.
Houve obviamente percalços, como o atraso na obra da Avenida Malek Assad. Contudo, a secretaria mandou bem ao se preocupar em nutrir o cidadão com informações e justificativas nas redes sociais.
O próximo passo é a proteção dos caminhantes na travessia da faixa de pedestres, tema abordado na campanha de gentileza no trânsito recentemente deflagrada. Afinal, quem anda a pé também merece atenção das autoridades.