Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 01/02/2019 às 15h27
Ron na Klan


RODRIGO ROMERO

A história é real: em 1978, Ron Stallworth, policial negro do Colorado, se infiltra na Ku Klux Klan local por meio de investigação. Ele se comunicava com outros membros do grupo pelo telefone e cartas.

Nos encontros pessoalmente, um policial branco ia no seu lugar. Após meses de trabalho, Ron consegue se tornar líder da KKK e é o responsável por sabotar uma série de linchamentos e demais crimes de ódio orquestrados pela seita racista.

Em 'Infiltrado na Klan' (2018), de Spike Lee, John Washington é Ron e Adam Driver é Flip, o branco que finge ser Ron nos encontros ao vivo. David Duke, o líder nacional da KKK, é interpretado por Topher Grace.

Trata-se de uma obra que só saiu porque o presidente dos EUA hoje é Trump, e as políticas sociais e econômicas dele são, no mínimo, polêmicas. Lee não perdeu aqui a chance de explorar as tendências antissemitas e arianas do grupo.

Com atuações acima da média, ele comanda muito bem sua trupe de bons atores. Nada lhe passa despercebido em 'Infiltrado na Klan'. O papel de Ron é meio superestimado: o cara é negro, seguro de si, com a autoestima lá em cima e direto e reto em suas opiniões. 

Duke é retratado como seu oposto - arrogante, convencido e debochado. Há a pérola do diálogo entre ambos, onde Duke diz: 'Não teria dúvidas se soubesse que estou conversando com um negro, simplesmente porque eles falam algumas palavras diferentes de nós'.

Do outro lado da linha, o policial gargalha e faz troça ao lado dos colegas. Lee tempera o filme com personagens ásperos com a finalidade de dar ao enredo luz de thriller experimentado. Na KKK há o ingênuo, o desconfiado, o amigo.

Destaco ainda a aparição especial de Alec Baldwin no início e as inserções colocadas no final, com imagens de notícias ocorridas em 2017, permeadas com um pronunciamento de Trump. Duração: 135 minutos. Cotação: bom.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

01 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: