Sábado, 17 de Novembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 07/09/2018 às 14h45
Rita e os esquecidos


BENEDITO VELOSO

São incontáveis as vezes em que a assistente social Rita Maria Pazzini de Souza reuniu grupos de colaboradoras para prestar ajuda aos idosos da zona rural ou em bairros mais distantes do centro. Isso nos quase 30 anos em que trabalhou na secretaria de Bem Estar Social e na da Saúde em Jacareí. Mesmo fora de hora lá ia ela em seu fusquinha lotado de voluntárias e materiais visitar a "clientela" isolada pela distância e pela idade.

Fundadora do Projeto Reflorir, anterior ao "Casa Viva Vida", o objetivo era levar entretenimento e orientação aos idosos quando a família não dava conta de cuidar do sustento da casa e do parente. O Município fazia sua parte com acolhimento profissional, mas era preciso mais que isso: qualidade de vida. Foi assim que surgiram as atividades de lazer, visitações a pontos da cidade, experiências mais tarde transformadas em projetos específicos com resultados estimulantes. Quatro projetos importantes ainda hoje aguardam serem postos em prática. No combate à solidão, baixa autoestima e depressão, por exemplo, ainda há tudo por fazer.

Hoje aposentada, ela não se conforma em constatar que não houve continuidade a suas iniciativas, mesmo diante da realidade de que a falta de assistência aos idosos aumenta visivelmente a cada ano.  Mais pessoas atingem idade avançada, em relação ao final do século passado, o alto custo de vida obriga mais membros da família a trabalhar fora de casa, dentre outas agravantes.

No tempo de Rita, a sociabilidade esteve em alta. Eram promovidas festas nos bairros, passeios em propriedades rurais, visitas a fábricas, ginásticas assistidas, "ninguém ficava parado".

Empenhada em ajudar na construção do Mosteiro Ain Karin, do Padre Antônio Maria, no Campo Grande, Rita estuda a possibilidade de voltar a campo em programas de elevação de autoestima da terceira idade. Sorte dos idosos.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: