A primeira visita que fez ao abrigo de moradores de rua de Jacareí, tão logo assumiu a Secretaria de Assistência Social, foi um choque. Os assistidos ficavam ali em condições péssimas. O próprio imóvel além de velho, abandonado, sem conservação e de funcionários desmotivados, pioravam mais ainda as condições dos necessitados o que também se refletia em outros setores. Patrícia Vieira Juliani, eleita vereadora em 2016, estava havia três meses na Câmara quando recebeu convite para o novo desafio.
Voltou no dia seguinte levando o prefeito Izaias Santana e pessoal de outras secretarias para que tomassem providência quanto ao aspecto do local. Era preciso começar a cuidar do problema do morador de rua ajudando-o a resgatar a dignidade. E assim procurou fazer.
Patrícia nasceu na Capital e veio para Jacareí com 3 anos de idade. É formada em fisioterapia pelo Clube Náutico de Mogi das Cruzes, profissão que lhe ensinou a lidar com o sofrimento do outro, recuperando-o para a vida normal. Na Secretaria de Assistência Social, Patrícia também lidou com o pior que elas passam ensinando-as a recuperar o que perderam no enfrentamento das necessidades impostas pela pobreza muitas vezes extremas. Jacareí ainda é uma cidade com mais de uma dezena milhar de necessitados nessa faixa.
De volta à Câmara desde novembro passado, Patrícia dedica-se a objetivos importantes como o de aumentar a participação da mulher - quatro nesta legislatura - na política. Entende que uma forma importante é criar nas meninas o interesse pela política. "É preciso começar cedo" diz. O 'estágio' na Prefeitura, como secretária ajudou em muito a função que acumula como vereadora e líder do prefeito à Câmara. As experiências no Executivo e agora no Legislativo consolidam seu propósito humano de 'fazer o possível para melhorar cada vez mais a vida das pessoas', explica.