Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 17/11/2017 às 15h47
PV mantém direção em Jacareí e projeta candidatura em 2018


ANGELO DE PAULA ANANIAS

REJEITADO
A Câmara de Jacareí rejeitou, na quinta-feira (16), a proposta do vereador Paulinho dos Condutores (PR) que buscava instituir em 20 de novembro o 'Dia da Consciência Negra' como feriado municipal. O projeto foi rejeitado por sete votos contrários. O projeto visava homenagear o líder do Quilombo dos Palmares na época do Brasil Colonial (1530 - 1822), Francisco Nzumbi, conhecido como Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

'NATIMORTO'
Parte dos vereadores entendeu que existem formas mais eficientes de promover a melhoria na qualidade de vida do negro na sociedade, além de citar questões como excessos de feriados municipais, que, segundo os parlamentares, prejudicaria o comércio da cidade, e falta de diálogo com as lideranças sobre o tema. Desde 1995 os feriados municipais não podem exceder a quatro. Jacareí já esgotou a sua cota com a celebração do dia 3 de abril, quando de vila passou a cidade; 8 de dezembro, dedicado à padroeira, Nossa Senhora da Conceição; Corpus Christi, data móvel, e a Sexta-feira Santa.

PARTIDO VERDE
O Partido Verde de Jacareí (PV) decidiu manter o comando da executiva municipal para o próximo biênio. A decisão foi tomada durante convenção realizada no último sábado (11), no auditório da Câmara. Durante o evento, foram anunciados os nomes da nova executiva do partido, que continuará sob o comando de Willdson Mendes Stahn, o Will, tendo Rossana Vasques como vice. Atualmente, o PV tem na vereadora Márcio Santos sua única representante no Legislativo.

PRESTIGIADO
O partido faz parte da base de apoio do prefeito Izaias Santana (PSDB) no Legislativo e conta com a primeira vereadora eleita pelo PV na cidade, a médica Márcia Santos. Na atual estrutura administrativa do governo tucano o PV ocupa ainda a titularidade de três cargos de primeiro escalão com Rossana Vasques, secretária de Meio ambiente; Fabricius Stipp, presidente da Fundação Cultural e Claude Mary Moura na Chefia de Gabinete do prefeito, além do próprio presidente do partido como secretário-adjunto de Governo na Prefeitura de Jacareí.

MELHOR IDADE
A Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (13) sessão de encerramento do mandato dos membros da Câmara da Melhor Idade, edição 2017. Na sessão, foram encaminhadas 42 indicações ao prefeito Izaias (PSDB), assim como aos gestores de secretarias, autarquias e fundações da atual administração. Caso a reivindicação solicite serviços de instituições alheias à administração municipal, o documento segue via requerimento.

SAÚDE
Entre as demandas da área, os membros da Melhor Idade reivindicaram a disponibilidade de medicamentos receitados pelos médicos nas UBSs, a abertura nos fins de semana das farmácias instaladas nos postos 24h, maior agilidade para realização de consultas com especialistas, ampliação da validade das prescrições médicas, garantia de que os medicamentos de alto custo não faltem nos locais de dispensação e o estabelecimento de critérios para realização de exames de acordo com a urgência do paciente.

MOBILIDADE
Outro setor da administração no alvo das reinvindicações foi a Mobilidade Urbana. Entre os pedidos, a parada de ônibus em todos os pontos para facilitar o acesso, melhoria das condições das calçadas para viabilizar o tráfego de cadeirantes, como ocorre, por exemplo, na calçada da Avenida Major Acácio Ferreira, assim como a regularização das faixas de pedestres que estão muito próximas das esquinas, como na Rua Cônego José Bento. Todas as demandas foram apresentadas na Tribuna pelo presidente da Câmara da Melhor Idade, Adilson Domiciano de Jesus (que já foi vereador).

FISCALIZAÇÃO
A vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB) enviou indicação ao prefeito solicitando fiscalização quanto ao limite de carga transportada por veículos de tração animal em Jacareí. De acordo com a parlamentar, o pedido é feito nos termos de artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da Lei Municipal nº 2.841/1990, que no artigo 12 proíbe o transporte pelos veículos de tração animal de cargas superiores a 400 quilos em cada viagem, por veículo, salvo se dispuserem de dois eixos e forem movidos por mais de um animal.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: