Publicidade
Domingo, 13 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 07/12/2018 às 14h40
Presentes de Natal


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O pensamento político de esquerda é importante para mudar a realidade. A história constata isso, vez ou outra. A ele se deve, por exemplo, a abolição da escravatura no Brasil.

A Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu sabe disso e aposta constantemente em temas sinistros para elevação do nível de consciência social da população afonsina.

Na agenda cultural deste dezembro, constam dois encontros abertos para discutir o "direito à democracia e as consequências de um governo totalitarista" e tratar da "autoajuda e resistência feminina".

Tais rodas de conversa ocorrem quinzenalmente no prédio da Diretoria de Cultura, onde se localiza a cúpula pensante da Fundação gerida com dinheiro público.

É impossível presumir a qualidade cultural dos debates. O interessado deve ir e conferir pessoalmente. Mas há interessantes registros audiovisuais na internet.

Num deles, a expoente da iniciativa comenta que 'religião foi feita para deixar as pessoas dentro de um cabresto mesmo' e exorta os presentes a 'correr atrás para conseguir sua terra', com a justificativa de 'o quanto eu fui roubada e o país me deve'.

A agenda também indica que o fortalecimento feminino deve começar desde a infância. Para tanto, as meninas contarão com o espetáculo Damas Guerreiras (em 16/12).

A contadora da história é a atriz que também encena há quatro anos a peça 'Celebração da Realidade', baseada no escritor comunista uruguaio Eduardo Galeano, guru espiritual de dois ou três dirigentes da Fundação Cultural de Jacarehy.

Ela gosta bastante de tratar de temas densos como 'a cultura da exploração da borracha no Peru', segundo entrevista concedida à Rádio CBN (também disponível na rede mundial).

Mas a Fundação não se restringe à política de esquerda. Tem atividade cultural neste fim de semana: o Festival de Blues. Todos os artistas foram contratados do mesmo empresário, dizem as más línguas. Já as boas afirmam que seria estranho licitar tão pitoresca especialidade consagrada pela crítica musical.

Seja como for, o Papai Noel municipal desembarcou oficialmente na sexta-feira (7) no Pátio dos Trilhos. Esperam-se presentes a todos. Até mesmo aquela chácara que a moça da roda de conversa há tempos sonha.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: