Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 28/10/2016 às 10h31
Pinimbas Viárias


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A cidade é um organismo vivo. Sofre necessárias mudanças ao longo do tempo, o que moradores mais arraigados naturalmente têm dificuldade de aceitar. Por exemplo, graças ao efeito avassalador do progresso, de uma hora para outra, aquela rua tradicionalmente tranquila pode se transformar em ruidoso polo de comércio ou nova rota de trânsito.

Houve resistência inicial por parte dos comerciantes, mas a supressão de estacionamento na Rua Barão de Jacareí e Avenida Siqueira Campos foi uma ótima e barata sacada para desafogar o trânsito na região central, assim como os modernos semáforos sincronizados também surtiram resultado efetivo. O congestionamento na região central de São José é nitidamente pior que aqui, no final do dia. Em relação ao argumento de que a frota de lá é mais numerosa, contrapõe-se que nossas vias são mais estreitas e boa parte dos veículos joseenses circula em Jacareí a trabalho. Portanto, é fato que o planejamento de trânsito da dinastia do proletariado foi eficaz, notadamente quanto à construção do anel viário e novas avenidas.

No entanto, nesta semana, o choque do novo provocou impressões negativas nos condutores de Jacareí. O súbito estreitamento da Avenida Avareí no sentido bairro foi realizado antes mesmo da plena adaptação das faixas e olhos de gato. Somando-se a ausência de agentes de trânsito em horários críticos (almoço e final de tarde), constantes foram os carros desatualizados na contramão e as situações de risco de colisão frontal. Eu mesmo presenciei um ciclista incauto ir de encontro ao carrão esportivo de uma huri condutora, que perdeu o espelho lateral. Se servisse de consolo a uma eventual tragédia viária, pelo menos já estávamos próximos ao cemitério.

No dia seguinte, para prevenir jaça à lataria de meu jipe sujo, evitei a Avenida Avareí e trafeguei pelo anel viário, mas outro detalhe tragicômico saltou-me aos olhos. A abandonada ciclovia Parque da Cidade - Gates (desprovida de manutenção e sinalização) será cruzada pela entrada e saída do estacionamento da nova UPA Central. Ou seja, qualquer caso de atropelamento de ciclista por alguma ambulância apressada já estará na porta do hospital, um planejamento formidável para emergências.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: