Sábado, 17 de Novembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 02/11/2018 às 20h25
Pelas ruas da saudade


BENEDITO VELOSO

O Dia de Finados deste ano foi comemorado em Jacareí com uma novidade tecnológica: mais de 50 túmulos do Cemitério Campo da Saudade, no bairro Avareí, passaram a ser identificados também por 'CR Code', código de barras. A iniciativa pioneira na região é do escritor Filho Brilhante, Fernando Romero Prado, financiada pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) em parceria com o Cartório de Registro de Imóveis, ambos de Jacareí.

Prado inspirou-se nos cemitérios da Consolação, em São Paulo, e do bairro Recoleta, em  Buenos Aires, Argentina. O sistema consiste em um aplicativo de telefone celular que 'lê' um código de barras afixado nos jazigos e remete para a tela informações sobre a pessoa ali sepultada.

A quantidade de personalidades identificadas por esse método em Jacareí é pequena, se levarmos em conta que no Campo da Saudade jazem 10 mil famílias com cerca de 80 mil pessoas. "Mas é o começo e o possível de ser feito num primeiro instante", diz Prado. Ele acredita que haverá interesse em ampliar o número de interessados em registrar detalhadamente biografia e fotos de seus entes queridos, e a prática passará a ser rotineira.

Novas versões do sistema, ainda não implantadas em Jacareí, também arquivam áudios da pessoa sepultada, gravados em vida, que poderão ser acessados por gerações. "Dá para imaginar a importância disso para descendentes e pesquisadores"? indaga o autor.

Destacam-se, em túmulos espalhados pelas diversas ruas do cemitério, personalidades como Barão de Jacareí, Carlos Porto, Gomes Leitão, Lúcio Malta, Dionísia Zicarelli, todos homenageados também em logradouros públicos da cidade.

O jornalista Jobanito, sepultado em uma das ruas do Campo da Saudade, escreveu em 1996 o livro 'Pelas Ruas da Cidade', onde relatou a biografia desses famosos. Agora, ilustra o projeto do colega Prado, que, fosse um livro seu, Jobanito o chamaria de 'Pelas Ruas da Saudade'.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: