Domingo, 27 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 26/08/2016 às 10h47
Pé na estrada


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Todo jacareiense que se preze é muito lembrado pelos familiares de fora. A localização de nossa gloriosa urbe é privilegiada, no meio do caminho das maiores capitais brasileiras e bem no entroncamento das principais rodovias do país. Assim, o nome de Jacareí está estampado nas placas de quilometragem pelo Estado afora e seus amados habitantes emergem imediatamente à memória de condutores e passageiros.

Longe vai o tempo em que Jacareí era um pacato vilarejo transitado por elegantes seges, tílburis, coches e vitórias de abastados escravocratas. Na atualidade, todos são escravos do estresse e cortam a cidade em caminhões ruidosos e carros rústicos o suficiente para enfrentar o rali de nossos leitos asfálticos irregulares.

No final da tarde, há um gargalo crítico de tráfego na confluência das avenidas Nove de Julho, Malek Assad e Avareí, agravado pela alça de retorno atrás da igrejinha. As ruas parecem cada vez mais insuficientes para abarcar tanto trânsito e as variantes ficaram estreitas. Ainda bem que a cidade conta com um serviço de transporte público de causar inveja nas cidades mais aquinhoadas do Primeiro Mundo.

Prova de nossa acentuada superioridade no quesito transporte é a migração dos habitantes vizinhos para usufruir da moderna estrutura afonsina. Foi o caso do joseense que quis economizar estacionamento na rodoviária de São José e veio até aqui para estacionar de graça na gare do Parque dos Sinos. Quando ele voltou de São Paulo, no mesmo dia, tinham furtado as quatro rodas do carro dele, mas o infortúnio é um mero detalhe que não desdoura o quilate das tradições locais.

O jacareiense é um privilegiado. Pode voltar de São Paulo pela Dutra ou Ayrton Senna. Ambas são tão boas, que a escolha é feita de acordo com o bairro de destino. Quem vai ao Jardim Flórida, opta pela primeira; o morador do São Silvestre, pela outra.

Por falar na movimentada Dutra, de congestionamento em nosso trecho raramente sofremos, ao contrário de outras cidades do Vale. Contudo, numa nação onde o sucesso traz olho gordo, pagamos um alto preço pela benção de sermos jacareienses: o pedágio é nosso.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: