Publicidade
Domingo, 09 de Agosto de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 01/09/2017 às 13h14
Pastel sabor fumaça


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Faz mais de ano que esta coluna em vão denuncia o efeito nocivo das queimadas de inverno nas pequenas propriedades rurais dos arrabaldes de Jacareí. Prevalecem a irresponsabilidade e a inércia.

A fumaça que se espalha pela cidade e polui a atmosfera afonsina gera e agrava crises respiratórias, a ponto de toldar o arrebol afonsino e transformar em insuportável pesadelo lacrimogêneo os finais de tarde.

Malgrado os ingentes esforços de nossas valorosas autoridades, sucedem-se as temporadas e o problema lastimavelmente se eterniza. Se porventura existentes, nas providências adotadas não se identifica efeito prático.

Não é preciso ser especialista para identificar os focos de queimada. Basta seguir a coluna de fumaça até sua origem. Duas regiões destacam-se na triste estatística - Campo Grande e São Silvestre. O resto do estrago o vento acaba de produzir.

O assunto não deve ser tratado simplesmente como caso de polícia, até mesmo porque a desapercebida polícia ambiental é como a felicidade: normalmente está bem longe de onde depositamos inocentemente nossas vãs esperanças.

O poder público local deveria primeiramente mapear esses focos, e, em seguida, capacitar tecnicamente proprietários e empregados das estâncias a reciclar a folhagem seca em benefício de novos cultivos, e monitorar essas áreas suspeitas durante o período de estiagem.

Faltam fiscalização e ágil integração entre os órgãos administrativos e policiais. É precipitado relacionar o trágico engavetamento da Rodovia Carvalho Pinto com a coivara que assola as regiões suscitadas lindeiras, mas os habitantes do Bairro Santa Helena conhecem bem o que é conviver diariamente com tal irregularidade.

Já que as providências ficam mesmo para as calendas gregas, o mínimo que o município deveria ter feito era decretar um dia de luto oficial em respeito às duas vítimas ceifadas e as duas dezenas de feridos em solo jacareiense.Essa lacuna é sintomática em revelar quão pouco vale uma vida no inconsciente coletivo de nossa atrasada sociedade.

Este espaço gostaria de compartilhar empolgação pela proximidade do Festival do Pastel e da 2ª Feira Vegana no Largo do Riachuelo, mas prefere manifestar condolências às famílias atingidas pelo acidente de quarta-feira e pelo cotidiano das fogueiras.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

09 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: