Nossa querida cidade fez aniversário, no último domingo (3). Aproveitei para passear um pouco por ela. Era uma manhã tranquila e ensolarada. Não tive pressa, queria olhá-la com muito carinho. A 'Atenas Paulista' é inigualável no outono.
Comecei pela Nove de Julho, minha avenida preferida. Nenhuma é tão bem-feita como ela, com pistas largas, calçada de cidade grande e asfalto de primeira. É obra de antigamente, feita para durar. A jardinagem do canteiro central está um brinco. Lindo paisagismo. É tudo tão perfeito, que há espaço suficiente para convivência harmônica entre fiação elétrica e copa das árvores.
Do Parque dos Eucaliptos, cruzei o Córrego do Turi. Notei que suas margens também foram recentemente capinadas. Não era sem tempo, pois o capim estava tão crescido, que quase virou mata ciliar. O trabalho foi realizado com capricho, pois até os arbustos de hibiscos estavam podados em estilo francês.
Segui pelo cemitério e fui parar no anel viário. Notei o crescimento das mudas. Bem cuidadas pela prefeitura, algumas viraram árvores e já temos até um bosque no trecho novo. Se me couber uma sugestão, penso que mais espécies deveriam ser plantadas no trecho em frente à ADC da Gates, pois o arvoredo subitamente some e temos um extenso gramado vazio.
Mais futuras árvores enfeitam o canteiro em frente ao Teatro Municipal, porém da Rodoviária em diante temos lindas palmeiras, plantadas a cada dez metros. Pena que, dali ao final da avenida, tenhamos cada vez menos delas, uma omissão a ser reparada nas próximas etapas de urbanização daquele setor.
Também fui ao Bairro Cidade Salvador, que conheço desde quando cheguei a Jacareí, há 16 anos. Naquele tempo, era só rua de terra e sem iluminação pública.
Hoje, graças ao esforço contínuo dos sucessivos administradores municipais, é um bairro bonito, equipado e de comércio pujante. No entanto, o trânsito dali parece tão perigoso quanto a água marrom do SAAE. O motorista, castigado nas ruas centrais com lombadas desproporcionais e numerosas valetas, por ali pode se arrojar veloz e furioso. Além disso, observei que a sinalização horizontal está praticamente apagada, a merecer retoques mais constantes.