Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 17/01/2020 às 16h47
Para quem possui ofício nunca falta pão na mesa


BENEDITO VELOSO

"Essa frase é do meu pai, barbeiro de profissão", explica nostálgico o cabeleireiro de ofício, advogado pela formação e escritor por natureza, Gilmar Pinto de Oliveira. Cidadão Jacareiense por reconhecimento da Câmara Municipal, ele foi por três vezes vereador. Formou-se em direito na primeira turma da Univap, não sem antes de aprender o ofício com o pai.

Gilmar tinha 15 anos quando ouviu de seu pai que estava na hora de "aprender um ofício", como se dizia então. Na época, influenciado por temas de filmes disse que pretendia "estudar para advogado". Teve a aprovação do pai com a ressalva de que "a gente pode ser na vida aquilo que quiser, mas para quem possui ofício nunca falta pão na mesa".  Obedeceu.

Por quase 70 anos, Gilmar exerce o ofício do pai, hoje mais sofisticado com a denominação de cabeleireiro. Elegeu-se vereador em 1963, aos 28 anos, e permaneceu na Câmara por 12 anos em dois outros mandatos. Formou-se advogado em 1979, aos 44, sem deixar o salão e, consequentemente, nunca lhe faltar o pão na mesa.

Numa das tentativas de abandonar o ofício, no início da década de 1990, Gilmar vendeu o salão de cabeleireiro, então na Praça Barão do Rio Branco, por 3 mil dólares, no auge da inflação brasileira. A novidade durou pouco. O Plano Collor confiscou-lhe o dinheiro logo depois. Voltou Gilmar para um novo salão para que o pão jamais lhe faltasse. O pai estava certo.

Sua vivência merece o livro que sairá em breve, resultado de seu lado escritor que sempre esteve latente mantido em sua memória. Nele são narrados fatos acontecidos de 1940 para cá em Jacareí, não necessariamente vividos por Gilmar, porém que ele presenciou durante a prática de seu ofício. Fatos com retoques de um ótimo cabeleireiro e rigor de um bom advogado.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: