Publicidade
Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 04/01/2013 às 16h37
Os bastidores da posse de vereadores e prefeito


ANGELO DE PAULA ANANIAS

INEDITISMO
Fato inédito nos últimos anos, o vereador Edinho Guedes (PMDB) foi eleito por unanimidade para a presidência da Câmara Municipal no biênio 2013/2014. Ele recebeu o voto dos 13 parlamentares (incluindo o seu) durante o pleito realizado no início da noite desta terça-feira (1º), logo após a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice, no plenário do Legislativo.
O fato se repetiu na eleição dos outros dois integrantes da nova mesa diretoria, Rose Gaspar (PT) e Pastor Rogério (PRB), respectivamente, 1º e 2º secretários. O vice-presidente da Casa, Arildo Batista (PT), também foi escolhido por unanimidade.

ANTECIPAMOS
A nova direção da Câmara foi 'desenhada' ainda em outubro, dias depois das eleições municipais, e antecipada em 'primeira mão' pelo Diário de Jacareí. A nova mesa diretoria recebeu, inclusive, o voto de quatro vereadores da oposição: Maurício Haka (PSDB), Edgard Sasaki (DEM), Valmir do Meia-Lua (PSD) e Fernando da Ótica (PSC). O fato despertou comentários nos bastidores, segundo os quais a intenção do grupo é 'ganhar a simpatia' do novo comando para tentar ocupar espaço na segunda metade desta Legislatura.

ESTRUTURA
Mais uma vez a Câmara mostrou que não possui estrutura física para abrigar grandes eventos, especialmente àqueles que chamam a atenção de familiares e correligionários como a posse de vereadores e prefeito. Na terça-feira (1º), os cerca de 120 lugares do plenário ficaram lotados rapidamente e mais de 150 pessoas tiveram que se espremer pelos corredores da Casa ou saguão de entrada para acompanhar a sessão pelos monitores de televisão. Para piorar as coisas, o sistema de ar condicionado do prédio não funcionou, a sessão demorou meia hora para começar e deixou incomodada muita gente que usava 'modelito' exclusivo para a posse.

PRESTIGIANDO crédito- Divulgação/Lu Cândido
O deputado estadual Marco Aurélio (PT) participou na terça-feira (1º) da cerimônia de posse dos prefeitos eleitos de Santa Branca e de Jacareí. A primeira agenda foi no período da manhã, em Santa Branca, onde foram empossados o prefeito Adriano Pereira (PT) e seu vice José Elcio, além de nove vereadores. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal e depois Adriano Pereira esteve no gabinete da prefeitura para tomar posse oficialmente do cargo, acompanhado pela esposa Cristiane. Para o deputado, foram dois momentos especiais neste primeiro dia de 2013.

AUSÊNCIA
Nenhum representante do poder judiciário de Jacareí compareceu à cerimônia da última terça-feira na Câmara Municipal. O fato se contrapõe às cerimônias realizadas na maioria das cidades da região. Na capital paulista, por exemplo, a posse do prefeito Fernando Haddad (PT) contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, e do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Em Jacareí, o segundo colocado na eleição para prefeito de 2012, Izaias Santana (PSDB), marcou presença na cerimônia no Legislativo.

EQUÍVOCOS
Dois equívocos na identificação dos nomes de novos vereadores foram registrados durante o evento realizado na Câmara de Jacareí. O primeiro deles ocorreu quando o cerimonial da Casa errou o nome do partido de Edgard Sasaki, que pertence ao DEM. O outro erro foi cometido por Arildo Batista (PT), que secretariava a sessão de votação da nova mesa diretora. Ela se dirigiu à vereadora Ana Lino (PMDB) como sendo 'Vera' Lino, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

TORCIDA
O vereador Pastor Rogério Timóteo (PRB) levou dezenas de fiéis, a maioria da Igreja Universal do Reino de Deus (berço de sua eleição), para a solenidade de posse de terça-feira (1º) na Câmara de Jacareí. O parlamentar era entusiasticamente aplaudido pela plateia toda vez que seu nome era citado pela cerimonial da Casa. Resta saber se vai ser assim durante toda esta Legislatura.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

14 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: