Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 14/09/2018 às 15h33
O salto do turimo jacareiense


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Nossa metrópole é berço de grandes contadores de histórias. Entretanto, o que seria deles sem a plateia? Por isso, louvo o amigo Emílio Delfino, o melhor ouvinte de histórias de Jacareí. Ele me chamou a atenção para os pescadores urbanos, personagens típicos das pontes do centro, do Jardim Flórida e das margens do Turi, nas imediações do Parque da Cidade.

Detalhes típicos como esses pescadores estão por todos os lados e apontam o gigantesco potencial do município para o turismo, que desponta como a esperança econômica da população por dias melhores. Nenhuma outra cidade possui uma vistosa bromélia (mais especificamente um caraguatá) cultivada espontaneamente por Deus e os pássaros no telhado de um ponto de ônibus (na Praça Soldado Constitucionalista de 1932, em frente à Rua Chiquinha Schurig).

Nem se alegue a tradição de grandes concorrentes, como Buenos Aires. É dispensável pagar tão caro e voar para tão longe para ver o 'Caminito'. Jacareí tem sua sequência alegre de casebres coloridos do início do século passado, e é muito mais bonita. Fica na breve Rua João Ferraz, na região central. Vá lá, confira pessoalmente e concorde com o colunista.

A abertura da Rua Octaviano Câmara, no Jardim Jacinto, realizada no final da segunda gestão do primeiro morubixaba da Dinastia do Proletariado, revelou aos olhos do público a curiosa casa torcida, única na América Latina em seu gênero. É uma joia da arquitetura de curvas, lição notável de aproveitamento de espaços. A fachada sinuosa acompanha perfeitamente o traçado da rua e o telhado parece uma onda do mar havaiano propícia aos surfistas, ou ainda, uma escada genética constituída de telhas romanas.

Ainda é escassa a possibilidade de encontrar uma sombra no Parque dos Eucaliptos Cortados, porém o logradouro ganhou da arguta Renovação Burguesa uma linda carruagem branca de princesa, com nobres bancos vermelhos, onde crianças posam para fotos de família. Fica a sugestão ao burgomestre: aos sábados e domingos, contratar uma Cinderela para atrair mais público e ampliar a magia nos corações infantis.

É tanta atração turística, que precisaremos voltar ao assunto na semana que vem. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: