Publicidade
Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 20/12/2019 às 15h54
O pioneirismo de Eunice


BENEDITO VELOSO

Eunice Rico da Costa foi uma das figuras impressionantes de Jacareí. Ativa, irrequieta e audaciosa, 50 anos atrás, para se ter uma ideia, ela teve a coragem de investir num ramo que até hoje não se estabilizou com segurança na cidade: uma livraria. Na época, Jacareí possuía apenas um curso de magistério e uma biblioteca desfalcada. Extremamente sensível, Eunice fazia versos, pintava, representava, e atuava na Radio Clube Jacareí.

Foi mais além. Conseguiu arrebanhar um grupo de intelectuais jacareienses e com ele batalhar pelo desenvolvimento da cultura. Essa movimentação animou o prefeito Antônio Nunes de Moraes Júnior (1973/77) a criar o Conselho de Cultura Artística de Jacareí, que o ator, diretor de teatro e empresário paulista Graça Mello presidiu. Eunice foi assessora direta dessa presidência. 

Os vários cargos criados no Conselho eram sem renumeração. Foi convidada para diretora de exposições Ludmila Saharovsky, que havia sido apresentada ao prefeito recentemente por Eunice. Também participaram Alberto Capucci Filho, Cirillo Paes, Claudemir Ferreira, Edivaldo Ribeiro de Oliveira, Jair Ferraz Filho, Jorge de Araújo e José Armando Esper. Depois outros engrossaram as fileiras. Foi a época de ouro da cultura no século passado.

Peças com artistas famosos e filmes de arte exibidos em São Paulo vieram para Jacareí Mais tarde, pintura, artesanato fotografia fizeram parte das movimentações do grupo. Hoje, Jacareí exibe com sucesso uma gama intensa no campo das artes, com destaque para o trabalho na busca e consolidação do título de 'cidade leitora' e já dando os primeiros passos para tornar-se também cidade escritora. Cidade de leitores; cidade de escritores.

Uma caminhada sem volta. É preciso que se registre que essa jornada vitoriosa tornou-se possível em grande parte pelo sonho e entusiasmo de um grupo incrível de amigos que não merece permanecer no anonimato. Nele destaca-se pelo pioneirismo e simpatia nossa Filha Brilhante Eunice Rico. 

Baseado em texto de Ludmila Saharovsky.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: