Publicidade
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 02/08/2019 às 16h13
O Ônus da Notícia


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O Diário de Jacareí tem 51 anos de circulação ininterrupta. Estampa manchetes com os mais variados conteúdos. Boas e más notícias. Bombas políticas ou insossa prestação de serviço. Mas sempre com neutralidade e objetividade.

O compromisso de um órgão de imprensa sério é com o leitor e seu direito à informação, doa a quem doer. Não deve o jornal que prima pela credibilidade ter um olho direcionado ao calendário eleitoral ou sensível às siglas partidárias.

Estarreceu Jacareí a notícia da suspeita de que uma ex-Parlamentar e um atual Vereador estejam envolvidos em esquema de uso de documentos forjados para benefício em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal.

A divulgação do fato não é inédita. Ocorreu anteriormente, por ocasião da tramitação do inquérito policial. A novidade agora é que a investigação foi encerrada e o Ministério Público Federal formalizou acusação judicial em desfavor dos indiciados, iniciando o processo-crime.

O detalhe jurídico é extremamente relevante e merece realmente a manchete. O que até então era uma cogitação de autoria criminal se transformou em acusação oficial, levando os envolvidos ao banco dos réus.

O autor da acusação não é o jornal, mas o Ministério Público Federal, cujo Procurador da República representante localiza-se em São José dos Campos, distante do cenário política afonsino e, evidentemente, alheio a suas paixões.

Com a Constituição de 1988, o Ministério Público juntou ao seu perfil clássico de órgão acusador atribuições institucionais inovadoras, como a defesa dos interesses difusos e da moralidade administrativa, com protagonismo na área de combate à improbidade nas searas governamentais.

Feita a ressalva de que todos são inocentes até o trânsito em julgado de eventual sentença condenatória, o processo tramitará com ampla possibilidade de defesa e todas as provas serão produzidas sob a égide do princípio do contraditório.

Ou seja, os entusiastas das pessoas públicas envolvidas devem aguardar pacientemente o desfecho processual. Seja absolutório ou condenatório seu teor, o futuro veredicto é público e oficial.

O Diário de Jacareí, portanto, cumpriu sua missão institucional e deve persistir vigilante para novamente apresentar ao leitor as informações de interesse público que doravante surgirem.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 FEV
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: