Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 02/02/2018 às 14h43
O Dicionário da Cidade


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Mimoseou-me o escritor Fernando Romero Prado com sua obra mais recente, o Dicionário Ilustrado da Cidade de Jacareí, sucesso retumbante de público e crítica.
A publicação é de notável qualidade visual e foi impressa em Jacareí mesmo, para orgulho da tecnologia de nossa indústria tipográfica. Posto que financiados pela Lei de Incentivo à Cultura, os exemplares são de distribuição gratuita a qualquer do povo que saiba ou deseje ler.

Mas o que realmente impressiona no dicionário são a qualidade de conteúdo abrangente de suas 350 páginas e o rigoroso trabalho da comissão de revisão gramatical e histórica, devidamente homenageada com foto no verso do terceiro papiro.

A redação concisa, escorreita, inteligente e cristalina de Romero Prado desfila uma elegância machadiana, rara de se encontrar na literatura local.
Os verbetes obedecem à sequência alfabética, enquanto o índice principal é remissivo, o que duplica a facilidade proporcionada ao pesquisador que se debruce à leitura. Palmas ao idealizador da medida.

Analisando a obra pronta, é incrível que o projeto laudado tenha sido rechaçado seguidamente pelas comissões de avaliação anteriores (decerto pouco versadas sobre literatura), em detrimento de outros livros recheados de duros golpes contra a língua pátria e de questionável valor social ou beletrista, verdadeiros desperdícios de dinheiro público. Ainda bem que Romero Prado perseverou até atingir seu objetivo e ver sua ideia concretizada.

Talhados os encômios de proêmio, partamos adiante à merecida crítica da omissão autoral em dois aspectos (vencíveis no teor e escusáveis na forma, pois feita a ressalva de que se cuida apenas da primeira edição, com possível ampliação posterior).

A primeira é a ausência de 'afonsino' no verbete Gentílico, expressão de irresistível sabor histórico e uso consagrado nos mais seletos espaços de publicação literária e jornalística de Jacareí.

A outra lacuna é o inigualável pendor da sociedade local contemporânea à beneficência. Impossível passar em branco, 'verba gratia', o trabalho de décadas prestado pelo Projeto Renascer do Batuíra, onde milhares de crianças e jovens já foram beneficiados pelo fortalecimento dos laços familiares e valores de cidadania legados às gestantes atendidas, a merecer melhor reflexão da municipalidade.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: