Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 18/11/2016 às 09h50
O Caminho dos Corredores


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

A obra da Avenida Siqueira Campos deve ser de isopor, pois anualmente precisa ser refeita. Na esquina da Praça Anchieta, quase em frente à padaria, mais uma árvore antiga aparentemente íntegra foi mutilada, um atentado à vida que revoltou esclarecidas testemunhas oculares, como BSL.

Como a atual administração tem seus méritos reconhecidos nas urnas, mudo de assunto. Pensamento positivo e moderação na crítica. Nem sempre a cidade é como sonham os habitantes ou como planejam os governantes. Prova disso é o circuito de corrida e caminhada.

O pedestrianismo é o esporte que proporcionalmente mais cresce no mundo, pois é muito democrático. Não requer apetrechos ou ambientes especiais, não demanda tempo demais e é prático. Pode começar na porta de casa e trinta minutos, três vezes por semana, já produzem um excelente ganho de saúde, ao longo de poucos meses.

Se fosse da vontade do poder público, os atletas girariam repetidas vezes pelo Parque da Cidade, por dentro e por fora. Contrataram até educador físico para ajudar. Mas corredor não é bicho enjaulado. Tem uma veia libertária, gosta de flanar por aí e descobrir seus próprios caminhos preferidos. Assim, toda cidade ganha um circuito espontâneo, geralmente avenidas novas e locais de rara beleza.

Em Jacareí, como não poderia deixar de ser, o ponto de partida da rapaziada é o Parque da Cidade. Os grupos pegam aquela ciclovia abandonada ao Deus dará e vão até a Gates. Em seguida, tomam o rumo do Teatrão, pela Avenida Davi Lino.

Curioso que a galera prefere a calçada do sentido bairro. Realmente, de lá o cartão postal é mais bonito. Pena que antes de avistá-lo a calçada some. É preciso enfrentar perigosamente os carros no asfalto ou curto trecho estreito de grama inclinada.

Choveu muito, o mato cresceu violentamente e fechou o passeio público, estreitando ainda mais o trajeto, da rodoviária em diante. Mas os maratonistas afonsinos sãos obstinados, alguns viram na Avenida Getúlio Vargas, prosseguem até o monumento do Lions, já quase na Dutra. Volta-se dali pelo mesmo caminho, fechando um percurso de aproximadamente dez quilômetros, nosso caminho dos corredores.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: