Publicidade
Quarta-feira, 12 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 16/11/2018 às 15h03
O Abominável Marechal da Ingratidão


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Poucas figuras históricas projetam tanta ignomínia ao Estado de Alagoas quanto o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.

Diz o anexim lusitano que 'o dia do benefício é a véspera da ingratidão'. Ao admitir dever-lhe imensos favores, Deodoro divulgava sua lealdade eterna a Pedro II, prometendo que carregaria seu caixão.

Sem qualquer apelo popular, a República foi deflagrada a partir de uma 'fake news', com Deodoro movido por primitivo ciúme machista (tema para outro texto).

Contrariando ordens médicas e a vontade uxória, o enfermo Fonseca desceu ao Campo de Santana e, sem coragem para proclamar a república, desbarretou-se e bradou 'viva o Imperador'.

Com o Marechal acovardado diante da estatura moral do Magnânimo, coube ao trêmulo Major Sólon Ribeiro a ingrata tarefa de comunicar Sua Majestade do golpe militar.

O alferes Joaquim Ignácio Batista Cardoso (avô de FHC) até propôs, dentre os positivistas ateus, o fuzilamento de toda a família imperial, ideia apoiada pelo inflamado advogado Silva Jardim.

Inerte Deodoro da Fonseca frente ao intento assassino, evitou a trágica emulação do desfecho dos Romanov a objeção de Benjamin Constant, que ponderou ser Pedro de Alcântara um homem honrado.

À família imperial foi estipulado o prazo de 24 horas para sair do Brasil. Temerosos da revolta popular, os conspiradores anteciparam a expulsão para a madrugada chuvosa. 

Ironicamente, o paquete que zarpou com os Orleans e Bragança para Portugal chamava-se Alagoas. Saudosa do Brasil e abalada de súbito, a Imperatriz Teresa Cristina faleceu em poucos meses.

Enquanto Pedro II recusou terminantemente qualquer indenização governamental, Deodoro dobrou o próprio salário. Inflação à galope, instalou-se nossa permanente crise. Deodoro renunciou em dois anos. Um ditador sanguinário assumiu.

Ciente dos acontecimentos, Pedro saiu à noite fria para meditar tristemente, contraiu pneumonia e faleceu duas semanas depois. Os republicanos proibiram o traslado do féretro ao Brasil.

Entre os pertences do Imperador, encontraram um bilhete com terra brasileira, o derradeiro pedido patriótico: ser enterrado com ela

Quando a idosa genitora do Marechal Deodoro soube de todo o ocorrido, amaldiçoou-o e nunca mais quis vê-lo. Destino mais que merecido a esse filho da mãe.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

12 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: