Domingo, 19 de Agosto de 2018 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 08/12/2017 às 12h18
Novas Praças


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

As praças de outrora copiavam um jardim francês. Os canteiros de flores eram entremeados por alamedas para o passeio de damas e cavalheiros. Bancos para casal espalhavam-se para descanso transitório e contemplação da Natureza. Muitos romances desabrocharam na paquera do footing.

Bons tempos que não voltam mais. A insegurança predomina nas áreas públicas e afugentou o cidadão honesto. As praças transformaram-se em redutos ermos (quando não sala, quarto e banheiro) para traficantes, marginais e mendigos.

A atual prefeitura de Jacareí envida esforços para revitalização das praças centrais que sofrem mais sensivelmente com o problema. Estimula a retomada da frequência comunitária com feiras especiais (produtos orgânicos, vegetarianos, artesanato, defesa animal), porém o efeito benéfico é momentâneo.

O modelo moderno que dá certo tem inspiração no Primeiro Mundo e é o funcional. A praça deve ser uma arena esportiva ou um espaço de lazer humano e animal, especialmente preparado para propiciar a convivência comunitária e dotada de aparelhos de produção cultural contínua.

Mesmo em reduzido espaço há possibilidades variadas - uma quadra de tênis, uma academia ao ar livre, uma casa com exposições de arte, ou até um simples gramado totalmente disponível para exercício dos pets, aeromodelismo, piquenique ou tomar sol. Onde há ocupação a oficina do diabo perde vez.

Jacareí já oferece alguns logradouros assim. Verba gratia, os Parques da Cidade e dos Eucaliptos. Outro sucesso de aproveitamento pela vizinhança de todas as idades são as quadras atrás da UBS do Parque Brasil, que contam inclusive com playground e academia.

Entretanto, resta o que fazer com as praças mais antigas. O grande desafio para readequá-las é ambiental. Tais locais sediam árvores magníficas e seria uma lástima pô-las a pique. Já chega o corte desnecessário de copas centenárias, cometido pela administração anterior na Praça Anchieta, que confrangeu o Professor BSL e todos de bom-senso que gostam da cidade.

As praças foram um dia trocadas pelos clubes, que depois foram superados pelos shoppings, que foram desafiados pelo rolezinho. O mundo está com constante mudança, mas também dá voltas. Agora é novamente a vez da praça. E a praça, oras, é do povo!

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: