Publicidade
Domingo, 13 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 16/12/2016 às 10h43
Motivos para acreditar


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

É tanta notícia ruim em 2016, que dia desses até acordei tristonho. Mas foi só cruzar a ponte Nossa Senhora do Rosário em direção ao centro e ver na linha do horizonte as eternas torres gêmeas do Edifício Mansão do Vale para meu intimorato e impertérrito otimismo afonsino voltar a lume. O Brasil e o mundo podem até sucumbir às mazelas modernas, mas nosso povoado restará de pé, sempre altivo.

Criticam tanto a Olimpíada por esvaziar os cofres públicos por aí, mas nada disso ocorreu por aqui. Com a medalha obtida por Antônio Leme na bocha adaptada, Jacareí até saiu no lucro e voltou para casa com mais ouro.

Enquanto o desemprego assombra o país e o funcionalismo carioca e gaúcho está com o salário mais atrasado que o dos jogadores do Flamengo, a dinastia do proletariado foi mais sábia - cortou o almoço, mas não deixou a turma sem o resto da boquinha. Aí cada qual interpretou dum jeito. Para os concursados, foi um jejum cruel; para os comissionados, um incentivo bacana à boa forma.

Em Orlando, lastimavelmente, o terrorismo fez mais cinquenta vítimas fatais na boate gay. Graças ao cartório do registro civil, Jacareí oferece aos homossexuais uma alternativa mais saudável e segura. Em vez de baladas e vida de solteiro, compromisso sério e duradouro. Nossa comunidade GLBT é casada, muito bem casada, por sinal.

Quanto à corrupção, sou obrigado a dobrar meu ufanismo afonsino à constatação de que também tínhamos nossa versão legislativa de Renan Calheiros. Entretanto, o resultado das urnas em 2016 teve suas virtudes, pois o eleitorado jacareiense foi mais consciente que o alagoano, colocou a barba de molho e relegou a triste figura ao ostracismo.

No tocante ao Judiciário, ganhamos de dez a zero, mesmo de avançadas capitais. Curitiba tem um Sérgio Moro, nós temos nove. Brasília, um STF; Jacareí ainda bem que não.

Mesmo na crise, Jacareí cresceu e se desenvolveu. Os novos governantes enfrentarão severas dificuldades orçamentárias no início de 2017, mas todos depositam esperança de que a nova administração trilhará a mesma senda, com ainda maior colorido e brilho.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: